Casos confirmados de Covid-19 sobem 150% em 14 dias em Irati

        No dia 01/07 havia em Irati, em números absolutos, 32 casos de Covid-19 confirmados. Após 13 dias, ou seja, dia 14/07, houve um aumento de 150% no número de casos, chegando a 79 confirmados no Município. A informação é do coordenador da sala de crise, o enfermeiro Agostinho Basso.
         A faixa etária mais atingida em Irati corresponde a indivíduos de 20 a 49 anos de Idade.
Os grupos mais atingidos são de pessoas com morbidades cardíacas como hipertensão arterial sistólicas (HAS), diabéticos e obesos.
Segundo Basso, “como já era previsto e esperado, o mês de julho está registrando uma maior procura pelas pessoas nas unidades básicas de saúde e também na UPA. Com o inverno, diminuição da temperatura, umidade do ar e chuvas, as doenças respiratórias e gripais são mais frequentes.

Com isso a procura pelo atendimento aumenta consideravelmente”. O enfermeiro acrescenta que, com o receio de contágio pela Covid-19, aumentou ainda mais a demanda nas unidades de saúde e pronto atendimento.

Em relação às pessoas atendidas até o momento, Basso explica que “é difícil dizer com exatidão, mas é possível afirmar que foram mais de 2.500 pessoas desde o início da pandemia. De março até o dia 12/07 foram descartados 587 casos inicialmente suspeitos”.

O crescimento do número de infectados era esperado para essa primeira quinzena de julho, comenta o profissional. “A Secretaria de Saúde de Irati estava preparada para este pico, já que na região Sul do Brasil, com a ocorrência do inverno, há o aumento significativo das síndromes gripais, respiratórias e alérgicas”.