RIO AZUL - Campanhas valorizam o comércio e as festas locais

Recentemente, a equipe do Jornal Iratiin teve a oportunidade de entrevistar o prefeito Rodrigo Solda (PSDB) na sede do Ginásio de Esportes Albino Ianoski, o "Albinão", onde aconteceram os Jogos Interativos de Rio Azul (JIRA's). Na ocasião, o chefe do Poder Executivo rioazulense comentou sobre as campanhas de publicidade lançadas pela Prefeitura Municipal. As campanhas têm o objetivo de valorizar a realização das festas locais, incentivando a participação das famílias do município nestas festividades, e também de promover o comércio da cidade, sugerindo que as compras do final de ano sejam feitas em Rio Azul e na região.

Veja a seguir:

O prefeito Rodrigo Solda, em entrevista, comentou: "vocês vão ver que eu comecei uma campanha de publicidade agora. A ideia é colocar em evidência as coisas básicas que fazem uma cidade funcionar e o povo viver melhor. É o lado da confraternização, da comemoração, da festividade. Agora que está chegando o final de ano, a gente vai ter alguns eventos, assim como está sendo feito em outras cidades da região. Aqui a gente tem uma dedicação a mais, eu digo", opinou.

Em seguida, Solda enumerou alguns dos eventos programados. "Aqui a gente tem uma festa que já é conhecida tradicionalmente, que é o Réveillon, e estamos nos preparando para retomá-la. Também temos uma campanha de Natal muito bonita que é feita, e estamos resgatando ela. Agora, tem a novidade da Festa Ucraniana, que vai ser no início de dezembro. Já fizemos a Festa da Padroeira, com cunho religioso e familiar, e vamos nos pautar em cima disso para fazer mais festividades. Mas, procurar fazer melhor", garantiu Rodrigo, acrescentando: "A ideia é essa, e a publicidade que vocês estão vendo é um ensejo, um algo a mais para propagar essa proposta na região toda. Peço que as demais cidades ajudem os seus prefeitos a fazer isso. Envolver as famílias, envolver o coletivo. A gente muitas vezes tem boas ideias, tem vontades próprias, porém, que agem de forma isolada", definiu.

O prefeito de Rio Azul também enalteceu o trabalho do secretário municipal de Esporte, Turismo e Cultura, Osvaldo Kosciuk Junior, por ter conseguido, tanto na Festa da Padroeira quanto nos JIRA's, desenvolver uma plataforma com diversas atrações e agradar os diferentes públicos presentes no mesmo dia. "As pessoas têm que aprender ou retomar a vivência coletiva. Ter o contato. Aquele movimento 'Vem Pra Rua', aquelas ideias de se apropriar do que é público, a gente tem que fazer com a família, com quem a gente gosta. É isso que a gente está fazendo em Rio Azul. Podem ser eventos básicos, simples, mas o resultado é grandioso, porque valoriza o ser humano", citou Rodrigo Solda.

O chefe do Executivo rioazulense também tratou a respeito de outra campanha lançada. "A outra campanha é para estimular o comércio. Nós temos que valorizar nosso comércio. A origem e a ideia da existência em sociedade, é a existência das relações nas cidades, como as comerciais. Mesmo que as cidades sejam pequenas, devem existir os núcleos básicos e a infraestrutura básica", explicou Rodrigo Solda, assegurando que, no passar de sua gestão, irá investir na manutenção dos espaços da cidade, como o próprio ginásio Albinão. 

Para concluir, o prefeito passou um recado à região da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR). "Somos em nove, dez municípios que têm características geográficas e territoriais parecidas. A distância é semelhante de uns e outros, podemos nos visitar. Mas, principalmente, temos que nos valorizar. E esse é o propósito das nossas campanhas. Valorizar o comércio, valorizar o trabalho. Valorizar nossa gente, que é o principal. Por isso, valorizar as festas e os acontecimentos culturais", finalizou Rodrigo Solda.

Reportagem:
Leonardo Schenato Barroso

Imagens e edição:
Sergio Popo