Política em questão

 
Incômodo

Causou incômodo geral entre os peemedebistas  de Irati a declaração do deputado João Arruda (PMDB), líder da Bancada Paranaense na Câmara Federal, cogitando a possibilidade de convidar o ex-prefeito Sergio Stoklos a se filiar ao partido para concorrer às eleições majoritárias, em 2016. Um dos líderes de sigla, disse ter ligado para Arruda, contextualizando a realidade local.

Predileções

O fato é que  o PMDB ainda não tem um pré-candidato a prefeito de Irati. Entretanto, se for para convidar alguém a se somar ao grupo, há mais sintonia, por exemplo, com o empresário Jorge Derbli, que já foi do partido e atualmente está filiado ao PSDB do que com Stoklos.  Outros nomes considerados fortes para  cabeça de chapa também são analisados pela cúpula local do PMDB e poderão ser articuladas filiações, nos confidenciou um dos peemedebistas das antigas.

Novos horizontes 

O prazo para que alguém se filie a um partido político e possa concorrer a um cargo eletivo em 2016 (prefeito ou vereador) vai até outubro de 2015. Então,  nesse período de pouco mais de  cinco meses, os bastidores políticos prometem permanecer agitados.  Vários pretensos candidatos, de diversas siglas diferentes, buscam espaços dentro de seus partidos para a majoritária e, caso não encontrem, deverão sair em busca de novos horizontes.

PM faz homenagem a Tiradentes 

Em Irati, a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar realizou uma solenidade,  neste dia 21, em alusão ao Dia do Patrono Cívico da Nação Brasileira e Patrono das Polícias Militares do Brasil - Joaquim José da Silva Xavier, "Tiradentes".  A cerimônia ocorreu na sede da 8ª Companhia, a partir das 9h00, com a participação de autoridades e oficiais e praças da PM, comandados pelo Major Jean Rafael Puchetti. Houve ainda a entrega de novos armamentos aos policiais, fuzis cal 5,56.  Em Curitiba, o Comando da PM no Paraná também prestou  homenagem a "Tiradentes" na manhã deste dia 21 e a vice-governadora Cida Borghetti  representou o governador na solenidade.

Horário nobre, motivo não 



A nossa região foi destaque no noticiário nacional, em horário nobre, na última semana. No domingo (19), o programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu reportagem sobre a corrupção na administração municipal em Prudentópolis. O prefeito afastado Gilvan Agibert, sem partido, seu filho e laranjas de um esquema de desvio de dinheiro público foram destaque na Rede Globo. Propinas, enriquecimento ilícito, fraudes em licitações foram exibidas para o Brasil inteiro. Triste realidade regional encontrada em Prudentópolis. Queríamos sim ser destaque, mas por bons projetos, ações exemplares e não por corrupção. 

Recursos triplicados 

Neste dia 21, a imprensa nacional noticiou  que foram triplicados os recursos destinados pelo Orçamento Geral da União de 2015 ao fundo partidário. Em seu projeto original, o governo destinava R$ 289,5 milhões para o fundo, mas o valor foi elevado para R$ 867,5 milhões pelo relator do Orçamento no Congresso, senador Romero Jucá (PMDB-RR). E presidente Dilma Rousseff sancionou o Orçamento sem vetar esta "pequena" mudança.

Por Letícia Torres/Hoje Centro Sul