Aniversário do IFPR Câmpus Irati é celebrado


O IFPR Câmpus Irati comemora aniversário hoje, 23 de abril. Há exatos dois anos foi emitida a Portaria nº 330 contendo o Ato Ministerial de autorização de funcionamento da unidade como Câmpus. Para celebrar a data, foi produzido um vídeo em que servidores e alunos falam sobre o que o IFPR representa para suas vidas e para Irati. O vídeo está disponível no YouTube e na página oficial do Câmpus no Facebook: IFPR Câmpus Irati.

Mas a história do Instituto Federal do Paraná no município de Irati começou antes, em 15 de outubro de 2009, quando a unidade foi instalada como Núcleo Avançado. A aula inaugural realizada em 1º de março de 2010 marcou o início efetivo das atividades, com a oferta dos cursos técnicos subsequentes em Agroecologia, Informática e Produção de Moda e cursos na modalidade a distância. A inauguração oficial como Câmpus Avançado ocorreu em 27 de dezembro daquele ano pelo então Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, em Ato Solene no Palácio do Planalto em Brasília.
Evolução

De lá para cá o câmpus evoluiu de forma significativa, sempre proporcionando ensino técnico gratuito e de qualidade. A partir de 2013 o câmpus passou a ofertar o Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos em Informática e Agroecologia. Em 2015 teve início o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e esforços estão sendo investidos para a abertura, nos próximos anos, dos cursos superiores de Agronomia com ênfase em Agroecologia e Licenciatura em Química.

O quadro de servidores foi ampliado e hoje 76 pessoas integram a equipe, entre docentes, técnicos administrativos em educação, estagiários e funcionários terceirizados. Localizada na vila Matilde, a unidade funciona em um bloco de 1.112 metros quadrados e área de 39.000 metros quadrados onde está em fase de conclusão a construção do novo bloco de 3.500 metros quadrados.

A seguir, em fases distintas, deverão ser construídos gradativamente ginásio de esportes, quadra esportiva, bloco didático, laboratórios e auditório. Isso possibilitará a oferta de novos cursos, consolidando o IFPR como referência em educação profissional e tecnológica e contribuindo para o desenvolvimento da região Centro-Sul do Estado.


Assessoria IFPR