Deputados tomam posse e Traiano é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Na tarde desde dia 1º de fevereiro, às 15h, ocorreu a sessão de posse dos 54 deputados estaduais do Paraná.  Destes, 20 deputados iniciam a atividade parlamentar nesta 18ª Legislatura (2015- 2018) e 34 foram reeleitos.  
Presidida pelo deputado Nelson Justus (DEM), que é o mais velho entre os deputados com o maior número de mandatos, a sessão teve início com um discurso do parlamentar reafirmando as atribuições do Legislativo  que, segundo Justus, deverá “somar forças em prol da transformação”. Depois, seguiu até as 15h58 para que todos os deputados realizassem o juramento e fossem empossados.  Então, a sessão foi encerrada e houve a convocação para uma nova sessão, que teve início em 50 minutos, para  que pudesse ser eleita a mesa executiva.
Foi inscrita apenas a chapa “Parlamento Forte” – liderada pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), como candidato à Presidência. Esta  foi aprovada com 51 votos favoráveis, havendo ainda duas abstenções e o deputado Nelson Justus (DEM), na qualidade de presidente da sessão, não votou.
Também integram a mesa executiva da Assembleia Legislativa do Paraná: Plauto Miró Guimarães (DEM),  novamente eleito para responder pela 1ª Secretaria da Casa; Ademir Bier (PMDB),  também reconduzido para a 2ª Secretaria;  Jonas Guimarães (PMDB), 1º vice-presidente; André Bueno (PDT), 2º vice-presidente; Gilberto Ribeiro (PSB), 3º vice-presidente; Adelino Ribeiro (PSL), 3º secretário; José Carlos Schiavinato (PP), 4º secretário; e Ney Leprevost (PSD), 5º secretário.

Traiano, disse que pretende realizar uma administração que investirá em novos canais de acesso à informação para o cidadão, ampliando cada vez mais a transparência das ações da Assembleia. Também, que buscará  a união e o fortalecimento da Casa. “Todos serão reconhecidos e prestigiados pelo trabalho que desempenharão – nas comissões, no Plenário, nos cargos de direção e na atuação política”, afirmou.
A sessão de posse dos deputados estaduais teve a presença do governador Beto Richa (PSDB), da vice-governadora Cida Borghetti (PROS),  do presidente do Tribunal de Contas do Paraná Ivan Bonilha, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia, o desembargador Paulo Vasconcelos, e outras autoridades civis, militares e eclesiásticas. Da região Centro Sul, prestigiaram o evento os prefeitos de Irati, Odilon Burgath (PT) e de Imbituva, Bertoldo Rover (PSD).
Mudanças
Os deputados Ratinho Júnior (PSC) e Douglas Fabrício (PPS) tomaram posse normalmente neste dia  1º , mas devem deixar os cargos em breve para continuarem nas secretarias de Estado de Desenvolvimento Urbano e de Esporte, respectivamente. Assumirão os deputados Evandro Araujo e Ângela Silvestri.

Manifestação
Antes do encerramento da primeira sessão da Assembleia Legislativa do Paraná, durante a execução do Hino do Paraná, diversas pessoas que estavam presentes nas galerias fizeram uma manifestação contra o governador, dizendo: “Richa caloteiro, cadê o meu dinheiro?” Isto, devido ao adiamento do pagamento do abono de férias do funcionalismo, que o governo anunciou no último dia 29.  
Centro Sul
A equipe de jornalismo do Hoje Centro Sul esteve presente na posse e conversou com alguns dos deputados mais votados nos municípios da região sobre as iniciativas que pretendem encabeçar em prol da região Centro Sul. Confira na edição impressa do jornal, neste dia 04.
Texto: Leticia Torres / Hoje Centro Sul
Fotos: Ciro Ivatiuk /   Hoje Centro Sul