Diversas opções de lazer para o período das férias



O período de férias representa um momento de descontração e descanso. Nessa época, muitas pessoas costumam viajar em busca de novas opções de lazer, porém, há aqueles que preferem o conforto de casa.







Para quem ficou em casa, boas notícias. Irati oferece inúmeras opções de lazer para os moradores que optaram por permanecer na cidade, dentre elas, clubes e praças.


Clube Atlético União Olímpico
Os clubes são abertos apenas aos associados, que têm diversão garantida nesses locais. O Clube Atlético União Olímpico funciona desde 1951 e oferece várias vantagens aos sócios. Com piscina térmica, aulas de natação, sauna, salões de festa, churrasqueira, quiosques, campos de futebol, lanchonete e sinuca, o Clube atrai diversas pessoas, principalmente no verão. “Essa é a época do ano onde a procura aumenta, especialmente por conta das crianças, que adoram frequentar a piscina. O futebol é outra atração bastante frequentada pelos homens nesse período”, afirma o presidente do Clube Atlético União Olímpico, Anselmo Krupeizaki.


Anselmo ainda ressalta que a principal atração do Clube Atlético União Olímpico é a piscina térmica. “A piscina ainda é o lugar mais freqüentado pelos sócios, principalmente pelas crianças. Ela é térmica e abastecida com água mineral. A água é captada de um poço artesiano que fica dentro do Clube e, depois de tratada, abastece a piscina. Outro ponto importante sobre a piscina é que ela não é freqüentada apenas pelos sócios. Temos uma parceria com a Unicentro de Irati e o curso de Educação Física utiliza as piscinas para algumas aulas”, diz.

Walter Henrique Trevisan.
As piscinas também são uma das principais apostas do Samuara Clube de Campo. “Temos duas piscinas externas, uma para crianças e outra para adultos, e uma interna, que é coberta. Todas são aquecidas, para dar mais conforto ao sócio. Recentemente, colocamos iluminação nas piscinas externas. Nosso intuito é que toda a família venha para o Clube, que não exista mais aquela desculpa de que chega tarde do trabalho e não tem tempo para passear no Clube, porque fecha cedo. Tendo a iluminação, o horário fica ampliado”, explica o presidente do Samuara Clube de Campo, Walter Henrique Trevisan.


Além das três piscinas, o Samuara Clube de Campo, que existe há 51 anos, ainda conta com quiosques, salões de festa, churrasqueiras, wi-fi em vários pontos e diversos espaços para a prática de esportes, como campo de futebol, quadra de tênis, cancha de vôlei e quadra de basquete.


Samuara Clube de Campo
No período do recesso escolar, Walter ressalta que o Clube ainda realiza a Colônia de Férias para Crianças. “Essa recreação existe há alguns anos e acontece entre os meses de janeiro e fevereiro, durante duas semanas. É algo que mantivemos para atrair as crianças, para elas saírem de casa e interagirem mais”, diz.

O presidente do Samuara Clube de Campo ainda destaca que a intenção, em 2015, é contratar um professor para atividades recreativas. “É muito importante investir para atrair os sócios. Queremos contratar um professor para realizar atividades recreativas, principalmente, durante o período das férias, onde o movimento aumenta. Nosso objetivo é motivar o sócio a sair de casa, da frente do computador e retomar as atividades em família. Nosso maior desejo é que as famílias voltem a frequentar os clubes como antes. Dessa forma, tendo alguém que estabeleça horários e motive as pessoas a praticar alguma dessas atividades, com certeza o fluxo de pessoas irá aumentar mais ainda. O problema é que faltam profissionais”.


Para as pessoas que pretendem ficar pouco tempo em Irati, o Samuara Clube de Campo oferece a modalidade de sócio temporário, que pode durar até cerca de 2 anos, mediante pagamento de mensalidade.


O município de Irati ainda conta com outras associações e clubes privados, como o Iraty Sport Club e a Associação Atlética Banco do Brasil.


Espaços públicos


Academia ao ar livre
Para os moradores que optem pelos espaços públicos, Irati também tem opções de lazer gratuitas para oferecer. Dentre eles, estão as praças, que também contam com quadras de futebol e basquete, pistas de caminhada e academias ao ar livre.

O iratiense Silvestre Bernaski, 80 anos, utiliza a academia ao ar livre para a prática de exercícios e ressalta a importância de existirem espaços públicos para lazer. “Há muito tempo eu me exercitava, quando eu servia o exército, era essencial. Hoje, tento manter um ritmo e é muito bom de vir nessa academia do parque, pois além de ser gratuita, é um bom ambiente para que eu possa me exercitar. Desde bem cedo, o local é bem movimentado, desde a pista de caminhada, até a academia, o pessoal vem mesmo”, diz.

Outras opções para quem deseja aproveitar os espaços das praças são os piqueniques ou passeios com os animais de estimação.


Kyene Becker /Hoje Centro Sul
Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul