Fiep comemora resultados positivos obtidos na região em 2014

 Fiep comemora resultados positivos obtidos na região em 2014

No domingo (14), a Coordenadoria Regional da Fiep e o Sindicato Empresarial da Madeira de Irati realizaram um evento que reuniu empresários, políticos e representantes de entidades de classe sindicalistas para a apresentação dos resultados do Sistema Fiep em municípios das regiões Centro Sul e Sul do Paraná.

Em 2014, a economia regional recebeu R$ 5,39 milhões advindos das despesas do Sistema Fiep - Fiep, Sesi, Senai e IEL. Foram R$ 607 mil a mais que em 2013 para o desenvolvimento de atividades educacionais em todos os onze municípios atendidos pelo Sesi e Senai de Irati. São eles: Antônio Olinto, Imbituva, Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Rio Azul, Rebouças, São João do Triunfo, Inácio Martins, São Mateus do Sul e Mallet.

O Senai, por exemplo, saltou de 600 matrículas em cursos profissionalizantes e aperfeiçoamentos  em 2010, para 11 mil matrículas em 2014, com a projeção de chegar a 13 mil em 2015.

O Sesi atendeu, com atividades voltadas à saúde e à segurança, 7.180 trabalhadores de 131 indústrias da região. Ainda ofereceu atividades de lazer para 6.044 pessoas e realizou os Jogos do Sesi, que tiveram o envolvimento de 450 atletas.  Já no Colégio Sesi, estudaram 145 alunos no ensino médio e 75 na educação infantil em 2014, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que teve 179 matriculados.
Outra conquista regional do Sistema Fiep é a construção de uma nova unidade em São Mateus do Sul, cujas obras estão em estágio avançado.
Diante de tantos números positivos, o evento foi de celebração. O coordenador regional da Fiep e presidente do  Sindicato Empresarial da Madeira de Irati, Estanislau Fillus, enfatizou que o fim de ano é o momento de superação e de fraternidade. Nesse contexto, comentou que o evento dá visibilidade ao papel da indústria, que tem grande importância para a região, e presta homenagem ao Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil "pelo trabalho magnífico que realizaram diante do problema das enchentes".

Na opinião do prefeito de Irati, Odilon Burgath, o evento demonstra todos os resultados do Sistema Fiep com grande efetividade. "Os números falam por si. São extremamente significativos na questão do desenvolvimento da nossa região", afirmou, ressaltando a parceria entre o município e a Federação das Indústrias do Paraná.

O presidente da Fiep-PR, Edson Luiz Campagnolo, foi representado no evento por  Paulo Roberto Pupo, diretor da Fiep e presidente do Simadi, de Imbituva. Em nome da Federação das Indústrias do Paraná, Pupo fez um discurso ácido e apartidário, em que criticou a corrupção no país e a elevada carga tributária que, no Paraná, teve aumento recente.  "Para a indústria foi um ano péssimo, com a farsa da Copa do Mundo, a insegurança jurídica, as eleições, os escândalos de corrupção na Petrobrás e o tarifaço do governo do estado que atingiu a indústria. A barbaridade da economia nacional está nos deixando perplexos", afirmou Pupo, que recebeu calorosos aplausos.

Homenagem
Uma homenagem pelos serviços de atendimento às famílias iratienses, que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes no início de junho, foi oferecida ao 3º Subgrupamento de Bombeiros de Irati durante o evento.     

A Tenente Spak representou toda a corporação e recebeu a homenagem,  que foi estendida à  Defesa Civil, coordenada por Rozenilda Bárbara, ao Provopar Municipal, sob o comando de Andreia Seidl, e à Secretaria de Bem Estar Social, liderada por Karen Quoos  Seidel.  

"A enchente de junho foi um dos eventos mais críticos para a população iratiense, em que mais de quarenta e cinco bombeiros se empenharam. Muitos deles tiveram a suas casas atingidas e estavam trabalhando", afirmou a Tenente Spak.

Todos os participantes levaram presentes, que foram repassados à equipe do Corpo de Bombeiros de Irati.  

Presentes
Diversas autoridades participaram do evento do Sistema Fiep, que ocorreu no Centro de Eventos Italiano e foi encerrado com um saboroso almoço e com uma apresentação musical do cantor Gabriel Sater.

Estiveram presentes os presidentes de diversos sindicatos: Sincolsul de Prudentópolis - Ricardo Gnatta Santin; Simadi de Imbituva - Paulo Robeto Pupo; Sindicato Empresarial da Madeira de Irati - Estanislau Fillus; Sindimadeira de Ponta Grossa - Joselito Antônio Przybzlovicz e Sindipan de Ponta Grossa - Darcy Miara Júnior.

Também participaram o deputado estadual Felipe Lucas, a ex vice-prefeita de Irati Marisa Lucas, o vereador Rafael Lucas, o Padre Élcio, o presidente da Aciai Marcielo Mazzochin, o diretor regional do Senai Marcos Antonio Areia Secco e o gerente regional do Sesi/Senai de Irati e São Mateus do Sul Paulo Zen.

Texto: Leticia Torres / Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/ / Hoje Centro Sul