Rio Azul: Formandos do Curso Digital recebem certificados

Através do Programa de Inclusão Social da Pessoa Idosa, dezesseis moradores de Rio Azul receberam  os certificados de conclusão do Curso Digital no dia  30 de outubro.
Trata-se da primeira turma que se formou em Rio Azul, onde o programa é desenvolvido através da parceria entre a Prefeitura Municipal, Biblioteca Cidadã e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar).

Assessoria PMRA
A monitora Terezinha Aparecida Markovicz Gueltes explica a proposta.  “O objetivo é promover a inclusão do idoso no mundo digital, a fim de permitir uma interação maior no relacionamento familiar e social. É uma capacitação dirigida aos idosos, para que eles possam usar as ferramentas da informática no dia a dia deles", destacou.

Para a monitora, o projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa, vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela Biblioteca Cidadã de atenção aos idosos. "É o fortalecimento dos vínculos familiares, não só da criança, do adolescente, mas também do idoso”, comentou Terezinha.
Durante o curso, que teve 20 horas de duração e foi realizado na Biblioteca Cidadã Professora Ivete Padilha Estival, os participantes aprenderam a criar um email, um perfil no facebook, para conversar e se relacionar com os familiares e amigos. “Fomos expondo ao grupo que existem muitas atividades a partir da tecnologia de informação, que habitualmente são voltadas para o jovem na preparação para o mercado de trabalho. O idoso ao longo de sua vida foi coletando informações, armazenando, criando um acervo. Entretanto, nesta fase da vida, começa a ficar isolado da família, em razão das pessoas usarem a tecnologia constantemente", explica Terezinha.

Ela acredita que os idosos, com todo o conhecimento adquirido  ao longo da  vida,  não podem ficar marginalizados no que diz respeito a tecnologia, à comunicação utilizando a internet.
Entrega de certificados

A cerimônia de entrega de certificados do Curso Digital do Programa de Inclusão Social da Pessoa Idosa contou com a presença do prefeito de Rio Azul Silvio Paulo Girardi e do supervisor do Núcleo Regional da Celepar, em Ponta Grossa, Francisco Maia Neto, além dos monitores do programa e responsáveis pela Biblioteca Cidadã Terezinha Aparecida Markovicz Gueltes e Marcio Adriani Chauszcz.

O prefeito destacou os espaços disponíveis para a aprendizagem digital em Rio Azul. “É muito bom saber que os nossos idosos estão tendo essa oportunidade de aprender e inserir-se no mundo da tecnologia da informação. Temos agora em Rio Azul dois telecentros que estão à disposição de toda a população, com computadores ligados a internet, um na biblioteca cidadã e outro, recentemente implantado, no antigo matadouro municipal espaço que foi revitalizado e tem sua estrutura predial preservada como marco integrante da história do município. São dois ambientes que a população pode usar de maneira gratuita. É o município oportunizando o acesso ao conhecimento e a informação para todos”, comentou o prefeito.



Da Redação, com informações de Assessoria PMRA