Encontro na Associação de Moradores do Riozinho discute melhorias para abastecimento de água e rede de esgoto da região




Na noite desta terça, 4, estiveram reunidos, na Associação dos Moradores do Riozinho, a Prefeitura Municipal de Irati, Sanepar, vereadores e a comunidade dos bairros Riozinho e Engenheiro Gutierrez. A reunião teve a presença do prefeito de Irati, Odilon Burgath, secretários e engenheiros de Ponta Grossa. 

Foto: Gilberto Eduardo Bender
A reunião convocada por moradores teve o objetivo de discutir ações para resolver o problema do abastecimento de água e de oferta de esgoto às duas comunidades. No encontro, o gerente da regional da Sanepar, Fábio Leal de Oliveira, expôs as dificuldades enfrentadas pela empresa na ampliação da rede sem que haja a interrupção do abastecimento, e apresentou ações futuras para garantir maior qualidade na oferta de água para a população. 

 A Prefeitura Municipal de Irati vem buscando soluções para melhorar o abastecimento de água no município, o prefeito Odilon Burgath, explica que desde março de 2014, a prefeitura busca soluções para o problema. Estivemos reunidos com o Presidente da Sanepar, Fernando Eugenio Ghignone, pedindo a operacionalização do poço número 3, que fica nas imediações do Kartódromo. Esse poço garante uma vazão de aproximadamente 100.000 litros de água por hora, que seria o suficiente para atender cerca de 2600 residências, diz Odilon. 

Foto: Gilberto Eduardo Bender
Além disso, foram feitas desde o início de 2014 duas reuniões entre a administração pública e engenheiros da Sanepar para discutir as obras necessárias da companhia para melhor atendimento à população. Essas reuniões foram muito importantes para cobrarmos da empresa uma melhor oferta de água, principalmente nos bairros onde mais acontecem cortes no abastecimento, relata o Secretário de Planejamento e Coordenação, Valdecir Aksenen. 

Outra situação, que foi citada pelos moradores, foi ampliação na rede de esgoto. Porém, antes mesmo da solicitação da reunião pelas comunidades, a Administração Pública já havia solicitado à Sanepar, atenção especial para que houvesse melhorias na qualidade do esgoto nos bairros de Riozinho, Engenheiro Gutierrez e Colina Nossa Senhora das Graças. Na ocasião, no final do mês de setembro, Prefeitura Municipal de Irati e Sanepar discutiram a adequação do plano de trabalho do 40° termo aditivo de gerência de esgoto, com as demandas solicitadas na prefeitura pela população.

Decisões
Após toda a apresentação do contexto entre os presentes no encontro, onde a Sanepar, Prefeitura de Irati, e moradores expuseram suas dificuldades a respeito da situação, a Sanepar se propôs a fazer estudos topográficos para a oferta de rede de esgoto para moradores de ruas que não apresentam declividade suficiente para o atendimento sem um sistema de bombeamento. Além disso, a empresa declarou o compromisso de em 15 dias, divulgar um relatório técnico de quais ruas receberão melhorias na região. 

A prefeitura municipal se comprometeu iniciar as obras até a segunda quinzena de janeiro de 2015.


Secom Prefeitura de Irati

Fotos: Gilberto Eduardo Bender