Alunos de Gonçalves Júnior visitam a sede do Jornal Hoje Centro Sul

Alunos de Gonçalves Júnior visitam a sede do Jornal Hoje Centro Sul
Alunos da Escola Municipal dos Colonizadores, de Gonçalves Júnior, visitaram a sede do Jornal Hoje Centro Sul na tarde desta quinta-feira (16). Curiosos, os estudantes do quarto ano fizeram diversos questionamentos sobre a elaboração de um jornal, desde como a equipe fica sabendo das notícias, até o tempo que demora para terminar o periódico.  Também perguntaram sobre o dia-a-dia da profissão de jornalista.


Todas as dúvidas foram respondidas pelos diretores do jornal, Ciro Ivatiuk e Letícia Torres, com o apoio da coordenadora do Projeto de Incentivo à Leitura, Silmara Andrade.  Depois eles conheceram a redação, conversaram com os jornalistas Kyene Becker e Gildo Silva e com a diagramadora Marília Duda. 

Os alunos contaram que o que eles mais gostam de ler no Hoje Centro Sul são as curiosidades e piadas da página de entretenimento e a charges, que tratam temas atuais de forma crítica e divertida. Também disseram que pretendem fazer um jornal na escola, tendo como base o Hoje Centro Sul.  E, dentre os alunos, um comentou que futuramente quer ser jornalista. Os alunos foram recepcionados com bolo, refrigerante e cachorro quente e conheceram os equipamentos fotográficos do jornal.

Incentivo à Leitura
A Escola dos Colonizadores é uma das 27 escolas que  participa do Programa de Incentivo à Leitura do Hoje Centro Sul. Toda semana, os alunos tem acesso gratuitamente a 30 exemplares do jornal para que sejam desenvolvidos trabalhos em sala de aula, utilizando de forma pedagógica o conteúdo. Depois, o jornal é levado para casa e lido junto com os pais e familiares.
Semanalmente, mais de 1.500 exemplares são destinados às escolas. Com o projeto, o objetivo do Hoje Centro Sul é colaborar para o processo de ensino-aprendizagem, disponibilizando conteúdo atualizado e crítico para os alunos; estimular a interação familiar e o debate sobre temas relevantes;  e formar novos leitores, habituados com jornais.  


Texto e fotos: Da Redação/ Hoje Centro Sul