Governador Beto Richa visitará sete municípios da região até o final da tarde de hoje (09)

O governador Beto Richa já deixou Curitiba, neste dia 09,  para visitar os municípios atingidos pelas chuvas. A previsão é de que Beto Richa visite sete municípios das regiões Sul e Centro Sul: Pinhão,  Guarapuava, Cruz Machado, União da Vitória, São Mateus do Sul, Porto Amazonas e Irati.  Entretanto, para chegar nesses locais é preciso que haja boas condições climáticas para permitir o pouso e a decolagem do helicóptero do Governo do Paraná.
Em Irati, a previsão é de que Beto Richa chegue por volta das 16h00.
Nesta segunda-feira (09) foi assinado  um decreto que permite a ação mais rápida de ajuda aos municípios afetados pelas fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias. 

De acordo com a coordenação da Defesa Civil estadual, até o fim da tarde de domingo 70 municípios se encontravam em situação de emergência. “Muitos municípios estão precisando de ajuda e para agilizar esta situação e recebam recursos do Governo do Estado com menos burocracia, vamos decretar o estado de emergência nessas cidades atingidas”, afirmou Richa. O governador também destacou que as ações do Governo do Estado foram rápidas.

A região central do Estado é a mais afetada, principalmente o município de Guarapuava. Cerca de 800 pessoas estão desalojadas, em abrigos ou casas de familiares e nove pessoas morreram. “Os números mudam a todo momento, mas a Defesa Civil está mobilizada para atender todos os paranaenses”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas. “Ao todo 15 famílias foram retiradas de suas residências com a ajuda dos helicópteros do Governo do Estado e estão em segurança”, completou.

Ajuda - Na área de saúde estão sendo liberados R$ 6 milhões para os municípios comprarem vacinas, medicamentos, contratar e pagar hora extra aos profissionais de saúde. Provopar e a secretaria da Família também estão trabalhando para receber.

Os recursos para a saúde, segundo o secretário Michele Caputo Neto, são do programa VigiaSus. “Estamos antecipando o pagamento destes recursos que estava programado para o meio do ano”, destacou. O secretário afirmou também que o município de Irati recebeu vacinas e a medicação que solicitou. Do total de recursos do VigiaSus, Curitiba está recebendo R$840 mil reais. 

“Toda a estrutura do governo como agricultura, habitação, Sanepar, Copel, Saúde, entre outras, estão atendendo os municípios mais atingidos”, afirmou Richa. 


Texto: Redação e Agência Estadual de Notícias