São Mateus do Sul recebe dez médicos de Cuba - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

domingo, 20 de abril de 2014

São Mateus do Sul recebe dez médicos de Cuba

O município de São Mateus do Sul recebeu na segunda-feira (14), através do Programa Mais Médicos uma equipe de dez médicos cubanos, que atuarão na rede de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, em unidades de saúde do interior e bairros na área urbana do município.
Nas dependências da Câmara Municipal, o prefeito Clovis Ledur, apresentou e acolheu os dez profissionais Cubanos, que atuarão no município, no 4º Ciclo do Programa Mais Médicos do Governo Federal.

Assessoria
O prefeito ressaltou, no seu discurso de boas vindas,  a importância do Programa Mais Médicos para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde no Município. “Hoje é um marco histórico para todos nós. Os médicos que aqui acolhemos não vêm ocupar lugar de nenhum medico que já exerce a medicina no nosso Município, no nosso Estado, nem no nosso País. Eles vêm para completar a lacuna que está aberta na atenção básica em nosso Município”, afirmou.

Para Ledur, a presença dos profissionais Cubanos, vem trazer novos tempos na prática da medicina no município. "Queremos que os médicos se adaptem da melhor forma em nossa sociedade, para que exista uma proximidade com a nossa população, já que a medicina cubana é uma medicina comunitária e preventiva. Na parte médica tenho certeza que estaremos bem servidos com profissionais de vasta experiência. Eles já possuem experiência de trabalho fora de Cuba, por isso não tenho dúvida que eles irão se adaptara nossa realidade e a nossa população os acolherá  como carinho”, disse.

O prefeito explicou que o programa Mais Médicos, faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é buscar através do Programa Mais Médicos um direcionamento de ações que visem um atendimento mais adequado aos moradores do município, principalmente da área rural, lembrando que esta ação faz parte de um trabalho de reforço dos serviços prestados.

O médico cubano Rafael Martori Gutierrez falou em nome dos seus colegas, explicando em linha gerais a ação que desenvolverão no Município.“ Nós estamos muitos felizes de termos sido convidados para trabalhar no Brasil. Como bem já falou nosso prefeito, nós não viemos  substituir nenhum médico brasileiro. Nós viemos é trazer mais saúde ao povo brasileiro, especialmente ao povo de São Mateus do Sul. Nós, médicos cubanos, somos prestativos e solidários”, ressaltou.

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, a distribuição dos profissionais do programa Mais Médicos seguem critérios técnicos, que dão prioridade às cidades em que a maior parte da população depende do atendimento ofertado pelo SUS.

Médicos Cubanos
Os seguintes médicos cubanos atuarão em São Mateus do Sul:  Elizabeth Delgado Capote,  Elizabeth Martines Garcia, Ely Demny Cabrera Ortiz, Enrique Rodrigues Cruz,  IvetteMaza Arredondo Castro, Marcos Raul Lopez Perez, Marinnela Rojas Font, Rafael Martori Gutierrez, Yoire Alfonso Puertas, Yusdelquis Mendez Fernandez.

Assessoria