Odilon se reúne com representantes das cooperativas e da HMS

Na tarde desta quarta-feira, 16, o prefeito de Irati, Odilon Burgath recebeu em seu Gabinete as presidentes das cooperativas de recicláveis que atuam no município e o representante da empresa HMS que faz a coleta dos resíduos sólidos na cidade. Durante a reunião, foram discutidas soluções para resolver o impasse quanto à coleta de lixo em Irati, e a princípio ficou definido que nos próximos 15 dias a HMS não fará a coleta de resíduos generalizada.


Para o prefeito, é necessário que se busquem alternativas para que a coleta de lixo se normalize. “Buscamos melhores condições para as cooperativas, e hoje, mesmo com todos os problemas alegados pela Cooperativa Malinoski, a mesma está gerando sete empregos a mais que no mês de abril de 2013, eram 18 e agora são 25. Já a Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Irati (Cocair), manteve os mesmos 18 trabalhadores em relação ao período. Já tivemos um avanço na coleta do orgânico, e precisamos ajustar o quanto antes a questão do reciclável”, destaca Odilon.

Como atitude imediata para buscar resolver o impasse entre as cooperativas e a empresa HMS, Odilon definiu que nos próximos 15 dias a HMS não fará a coleta de resíduos de forma generalizada. “Neste período as secretarias de Comunicação Social e Meio Ambiente e Ecologia reforçarão para toda a população a necessidade de que não haja mistura na mesma embalagem de resíduos orgânicos com recicláveis”, completa o prefeito.

Ainda durante este ano serão estudadas algumas alternativas para melhorar a coleta de resíduos, como o armazenamento em sacos de cores diferentes para o material orgânico e para o reciclável. Também, será analisada a viabilidade da aplicação de um novo cronograma de coleta das cooperativas, em alternância com o trabalho da HMS.

Secom Prefeitura de Irati