Moradores reivindicam obras no Rio do Meio

A reportagem do Hoje Centro Sul “Moradores pedem obras no Rio das Antas antes que ocorram enchentes” teve grande repercussão, devido a outros pontos de alagamento existentes na cidade.
Marlene Pozaroski solicitou à equipe de reportagem do HCS que fosse constatar o problema do Rio do Meio, no bairro Rio Bonito. A situação do lugar é semelhante ao que acontece no Rio das Antas, árvores caídas e lixo nas margens acabam estrangulando o fluxo da água em dias de chuva, fazendo com que ocorram alagamentos na área.

A moradora Marlene Pozaroski protocolou um pedido de averiguação dos problemas do Rio do Meio em 02 de fevereiro de 2011, na Prefeitura Municipal de Irati, sob nº 2964/2011. De lá pra cá, segundo Marlene, tem sido comum o nível da água chegar próximo à sua residência nos dias em que chove.
Moradores da rua Teodoro Korevar, nas proximidades, também reclamam de alagamentos. Muitos têm suas casas construídas bem próximas ao rio, porém, possuem saneamento e água encanada. Fato que comprova a regularidade dos terrenos, e o direito dos moradores a reivindicar obras no rio antes que ocorram mais enchentes.
Márcia Aparecida de Souza Peres, moradora da área, desabafa: “A gente batalha pra construir, vem a enchente e destrói tudo.” Márcia se refere ao muro nos fundos da casa, que constantemente é derrubado pela força das águas da enchente.

Em andamento
O prefeito Odilon Burgath já liberou a apresentação do projeto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente, que é responsável por um fundo municipal de onde sairá a verba para a retirada de árvores caídas, a dragagem e a limpeza dos rios pertencentes à bacia do Rio das Antas. “Esses recursos que são destinados para fins específicos do meio ambiente e que compõem o fundo municipal, nós queremos utilizar uma parte deles para a contratação de horas -máquinas para a dragagem do rio. Esse valor, acredito que ficará entre 60 e 80 mil reais, será destinado exclusivamente à esse tipo de operação,” destaca o prefeito. Ele ainda explica que as demais melhorias necessárias como a desobstrução de árvores que estão impedindo o curso do rio, serão feitas através de uma parceria com o Exército.”A gente já tem conversas adiantadas com o comando do Exército”, destaca o prefeito. Dentre os rios, estão o Rio do Meio, Planalto, Lagoa e das Antas.
A responsável pelo andamento do projeto na Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal, Rozenilda Romaniw Bárbara, afirma que na quinta próxima, 23, acontecerá uma reunião em que o projeto das obras a serem realizadas será apresentado ao Conselho Municipal do Meio Ambiente para o resgate da verba. A reunião, quer será aberta também ao público, acontecerá as 9h na Casa dos Conselhos, localizado à rua Olímpia do Amaral Gruber, 657, no bairro Alto da Glória.
Texto: Kaio Ribeiro
Foto: Arquivo Marlene Pozaroski