Exposição na Casa da Cultura apresenta artesanato guarani - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Exposição na Casa da Cultura apresenta artesanato guarani

A Casa da Cultura de Irati abriga desde a última terça-feira, 07, a exposição “Kuary Oguatá Porã (Caminho do Sol Bonito) - Arte e Vida Guarani: Fauna em Madeira”, que reúne material da coleção pessoal do comerciante Gilberto Biscaia. A entrada é gratuita.
A mostra é composta de 40 peças produzidas pelos índios de uma aldeia guarani localizada na região de Guaraqueçaba, litoral paranaense. O que chama atenção é o material usado na confecção dos itens: madeira caxeta, encontrada na parte úmida da mata.
O interesse de Biscaia pelo artesanato indígena começou em 1995, quando se mudou para Guaraqueçaba. À época, ele começou a comprar o artesanato local, incentivando a sua produção e comercialização. Durante esse tempo, o comerciante passou a guardar as peças de que mais gostava para sua coleção, que conta atualmente com mais de 300 itens.
A exposição “Kuary Oguatá Porã (Caminho do Sol Bonito) - Arte e Vida Guarani: Fauna em Madeira” pode ser visitada até o dia 28 de janeiro, das 8h30 às 11h30 e das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira; e das 13 às 16h, aos sábados.
A Casa da Cultura fica localizada na rua XV de Julho, 329. Para mais informações, ligar no telefone (42) 3907-3157.exposição_01 exposição_02 exposição_03