A nova área fica na Vila Nova. Atualmente, 46 cooperados utilizam o local, sendo 27 da cooperativa Malinoski e 19 da COCAIR (Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Irati). Eles fazem a coleta do material, com o auxílio de motoristas, caminhões e combustível cedidos pelo Provopar. Em seguida realizam a separação e comercialização do material.
“Neste local eles podem fazer derretimento de isopor e plásticos leves para transformá-los em bandejas para mudas. Estas atividades irão gerar mais renda para eles, que poderão investir também em outras máquinas. Nos últimos três meses, com o apoio da prefeitura na reorganização das cooperativas, a renda deles subiu de R$500 para R$800, o que representa mais de 50% de aumento na renda mensal destes trabalhadores”, relata o secretário municipal de Meio Ambiente, Osvaldo Zaboroski.
Haverá também a instalação de um picador de vidros, que permitirá que este produto seja comercializado por um valor maior, uma vez que as empresas de reciclagem de vidro preferem adquirir o material já processado. “Atualmente temos aproximadamente 6 toneladas de vidro por mês. Se chegarmos a 35, há empresas do ramo que têm interesse em instalar-se aqui para utilizar o vidro como matéria prima”, afirma o secretário.
O novo espaço tem também compartimentos isolados para contaminantes, que obedecem à legislação ambiental. Eles são antigas estufas de secagem de madeira, com tijolos maciços e portas de ferro, que impedem a exposição de possíveis contaminantes.
Colabore com a reciclagem
· Separe o material reciclável do orgânico
· Higienize o material reciclável para assegurar que ele possa ser reaproveitado (caixas de leite, latas de alumínio etc.)
· Deixe o lixo para coleta em local fora do alcance de animais e nos horários mais próximos da coleta
· Reaproveite restos de comida e cascas de frutas como adubo natural nos jardins
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Texto e Fotos: assessoria PMI