8ª CIPM premia vencedores do II Concurso de Redação da Polícia Militar





No dia 29 de agosto, às 14 horas, a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar premiou as três melhores redações escolhidas em um concurso elaborado pela 8ª CIPM como parte das comemorações dos 159 anos da Polícia Militar do Paraná.

DSC01180Segundo o Major Taborda, Comandante da 8ª CIPM, esse já é o segundo ano em que o concurso é realizado. Taborda relata que esta é uma maneira de interagir com a comunidade,  escolas e jovens. Assim podemos obter laços de amizade e confiança, que é necessário existir entre à polícia militar e a comunidade, diz Taborda.

As turmas escolares selecionadas foram do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas e privadas do Município de Irati.

Confira a matéria completa e fotos da premiação.


 


As redações foram as seguintes


O QUE ESPERO DO MEU FUTURO - FLAVIA - 1º LUGAR

            Formar-me, ter uma boa profissão, ser e proporcionar algo bom  na vida de outras pessoas... estes são sonhos comuns quando se pensa no futuro. muitas vezes quando é lançada a pergunta sobre o que esperamos dele, o silêncio passa a ser a melhor resposta, num momento em que estamos cercado de dúvidas e incertezas. quando se fala do futuro, comumente já se imagina anos à frente, mas se esquece que ele é amanhã, daqui há horas, minutos...

            Carrego comigo o pensamento de que o futuro sou eu mesma quem constrói, para que seja fruto de algo bom e concreto. desta forma, não adianta ficar me angustiando com o que farei daqui alguns anos ou como será o amanhã, se não começar a edificar o agora. tudo que se faz hoje, refletirá em nossas vidas posteriormente.

            Não digo que tenho medo do que possa vir, mas sim preocupações, pois medo é uma palavra muito forte e só o temos quando desacretidamos de nós mesmos. o que me preocupa na verdade são as possibilidades e oportunidades que irei encontrar mundo afora, como serei aceita pela sociedade no momento em que precisar de um emprego para adquirir experiências e ser lapidada para exercer meu papel de verdadeira cidadã.

            Tranquilizo-me quando vejo que os jovens estão ganhando seu espaço na sociedade, tornando-se protagonistas das mudanças, justamente por possuírem força de vontade. há quem diga que a juventude está perdida com drogas, bebidas, desmoralização dos valores familiares, fatores que acabam generalizando uma geração que tem tudo para se destacar. no entanto, cabe ressaltar que muitos o aperfeiçoamento em determinadas áreas, trabalhando em ongs, oferecendo sua solidariedade para aqueles que possuem apenas a dignidade. nossa juventude forma grandes movimentadores de ações sociais, que querem ser os protagonistas das mudanças. quero, portanto, estar entre esses jovens determinados!

            Quero uma sociedade onde profissionais realmente contribuam para o bem de todos, que professore,s policiais e médicos sejam mais valorizados que jogadores de futebol e políticos corruptos que se utilizam do dinheiro do povo para viver no luxo e repleto de regalias. quero poder viajar sem medo de ser assaltada ou vítima de bala perdida. espero ver crianças brincando com os pés na terra, usando a imaginação como anos atrás, sem se tornarem reféns da tecnologia. desejo muito viver em um lugar onde a ética, a moral e a solidariedade estejam acima de tudo.

            Também anseio em minha vida presente e futura, desfrutar o que por direito deveria ser meu: uma educação de qualidade para todos, acesso à cultura, um bom atendimento sem indiferenças onde quer que seja, e claro, segurança e saúde como o auge das prioridades.

            Tenho consciência que tudo isso não será fácil de ser concretizado, mas não perco a esperança. alguns dos desejos começam pela escolha de um representante através do voto e da cobrança por consequência, e de toda uma sociedade que esteja aberta à mudança. enfim, sou uma cidadã inserida em minha comunidade, tenho direitos e deveres, estou sujeita a erros, mas acima de tudo disposta a correr atrás de meus sonhos e objetivos, sem temer o futuro que está por vir. 





FUTURO DE CONQUISTAS - LUANA BURAK - 2º LUGAR






Eu espero um futuro bem estruturado


Ver um sonho realizado


Povos mergulhados na prosperidade


E longe da criminalidade


 


Brasileiros em melhores condições


Vivendo em um país sem corrupções


Cercado por políticos conscientes


Realizando trabalhos eficientes


 


Um mundo sem miséria, guerras e desigualdades


Mais empregos e melhores oportunidades


Infraestrutura e amplitude na educação


Abrangendo toda a população


 


Uma profissão bem sucedida


E carreira bem definida


Família construída com muito amor


Por um jovem vencedor


 


Um futuro que não tenhamos medo de criticar


Pelos direitos lutar


Ser realista


E trilhar nos rumos da conquista


 

SABEDORIA - HALANA - 3º LUGAR




Quando pensamos em futuro, de imediato imaginaos um algo bom que há de vir, como nossas realizações e anseios. porém, o futuro é algo muito inconstante. quem pode prever o que vai acontecer? o fato é que, o que vem, só se torna melhor, quando lutamos por nossos objetivos.


         A maioria das pessoas sabe o que quer no futuro. uma carreira profissional satisfatória, a permanência de laços afetivos, felicidade, e principalmente, uma humanidade mais consciente das consequências das suas ações, um país com menos corrupção, e mais investimentos no bem da sociedade.


         Mas será que isso é possível? podemos citar a era dos czares para basearmos nos políticos corruptos, que passaram por cima das leis e regras de conduta, a fim de obter poder, luxúria e riquezas insaciáveis. porém, todos nós podemos contribuir para uma sociedade mais democrática. isso pode ocorrer se antes de tudo olharmos para nós mesmos e analisarmos nosso papel perante a sociedade. podemos e devemos nos policiar diante dos pergios da sociedade contemporânea, só assim começamos a dar pequenos passos a caminho de um mundo mais igualitário.


         Entretanto, se pudéssemos escolher algo para lapidar nosso futuro, a sabedoria seria a melhor escolha. sabedoria para lutar pelo que queremos, sabedoria para absorver o melhor que as pessoas tês a oferecer e sabedoria para fazer do mundo um lugar melhor para viver. 



Confira as imagens