Volta às aulas está sendo preparada na região

Saiba quais as iniciativas que vem sendo tomadas pelas secretarias de Educação de Irati, Rio Azul e Mallet




[caption id="attachment_24186" align="aligncenter" width="420" caption="A preparação para a volta as aulas está ocorrendo em toda região Foto: Arquivo"][/caption]

 

A volta às aulas, no dia 14 fevereiro, tem motivado diversas ações das secretarias de Educação dos municípios. Nesta edição, o Jornal Hoje Centro Sul traz as iniciativas que marcam a preparação para o ano letivo 2013 em Irati, Rio Azul e Mallet. Nos municípios estão ocorrendo planejamento pedagógico, agendamento de cursos de capacitação para os professores e funcionários, manutenção da frota de ônibus do transporte escolar, e ainda, melhorias das estradas rurais de acesso às escolas.
Rio Azul - Em Rio Azul, 1.440 alunos retornam às salas de aula na rede municipal de ensino. Já ocorreram eleições para os diretores das escolas, remoção e substituição dos professores no último dia 28, nuclearização de escolas e estão previstas capacitações para os professores e funcionários.
Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro ocorrem cursos de formação para os motoristas do transporte escolar. Os auxiliares de serviços gerais terão cursos de capacitação nos dias 04 e 05 de fevereiro e os professores participam de treinamentos e discussões durante a semana pedagógica, que será entre os dias 04 e 08.




[caption id="attachment_24187" align="alignright" width="420" caption="A escola Vanda Hessel é uma das principais escolas de Rio Azul Foto: Letícia Torres"][/caption]

A secretária de Educação, Roseli Surmacz Gruski, destaca que a organização das atividades está bem encaminhada e que todo trabalho é voltado à oferta de um ensino com qualidade. Por isto, ela conta que foram encerradas as atividades em três escolas rurais cujos prédios estavam sem condições apropriadas e, para oferta de um ensino de qualidade, os alunos serão direcionados aos estabelecimentos mais próximos de suas residencias. "O Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária reprovaram as instalações das escolas Santa Ana em Faxinal dos Paulas, Caramuru em Faxinal dos Bugres e Santa Maria em Cerro Azul", conta a secretária.
Segundo Roseli, a documentação enviada pelo Corpo de Bombeiros indica que os prédios destas escolas não têm liberação para funcionar. Outro problema que existia nestas localidades, é a pouca demanda de alunos, que resultava em ensino multisseriado, ou seja, um professor para até cinco turmas. "Queremos oferecer um ensino com qualidade melhor", diz a secretária ao abordar a transferência dos alunos para outros estabelecimentos de ensino.
Também está em processo de licitação os Kits escolares que serão distribuídos a todos os alunos da rede municipal de 1º ao 5º ano contendo todo o material básico. Para a educação infantil está sendo licitado material exclusivo para as faixas etárias.
Mallet - Em Mallet, 1.250 alunos voltam às aulas na rede municipal. A secretária municipal de Educação, Waldineia Vandrovieski afirma que está ocorrendo um significativo trabalho "para unificar o ensino em todas as escolas". Para isto, a secretaria está licitando a compra de material didático para os alunos. "O material será para os alunos do pré ao 5o ano e deverá complementar as demais atividades programadas pelos professores", diz Waldineia.
A secretária de Educação conta que já ocorreram várias reuniões com os diretores e coordenadores pedagógicos das seis escolas e do CMEI que compõem a rede municipal de ensino em Mallet. Também expõe que deverão ser oferecidos cursos de formação de dois dias aos professores. A capacitação e o planejamento pedagógico estão programados para os dias 07 e 08 de fevereiro.
Outra ação interessante que marca o início das aulas em Mallet relaciona-se à merenda escolar. No município, já houve reunião com os agricultores familiares para o fornecimento de produtos frescos e de qualidade para a merenda escolar. "Dezenove produtores que compõem a associação vão fornecer alimentos para a merenda", informa Waldineia.
O aumento das vagas para a educação infantil também ocorrerá no Município. A secretária conta que um novo CMEI já tem 80% da construção pronta e na metade do ano já deverá estar funcionando.




[caption id="attachment_24188" align="alignleft" width="420" caption="A secretária de Educação, Claudia Zanlorenzi, solicitou às diretoras que elejam três prioridades a serem atendidas em cada escola Foto: Assessoria"][/caption]

Irati - Em Irati, 5.136 alunos voltam às aulas na rede municipal. Diretores e coordenadores das escolas municipais de Irati participaram no último dia 24 de reunião para discutir as diretrizes do setor e conhecer a equipe de trabalho da secretaria municipal de Educação.
A secretária de Educação, Claudia Zanlorenzi, abordou as perspectivas e metas do setor, entre elas o acesso, a permanência e o sucesso de todos os alunos no ambiente escolar. A eleição para diretores e formação continuada para professores e coordenadores também foram destacadas pela secretária. "O que nós deixamos para as crianças, que é o conhecimento, é um legado que não pode mais ser tirado delas. Então, devemos fazer isso com dedicação e da melhor maneira possível, devido a isso, neste ano, teremos capacitação continuada", disse a secretária.
Ela solicitou às diretoras que elejam três prioridades que precisam de investimentos em cada escola. "Nosso compromisso é que estas prioridades sejam atendidas até o final do ano. Depois elegeremos outras, pois não daremos conta de fazer tudo de uma só vez", afirmou.
Ao longo da reunião, que teve a presença do prefeito Odilon Burgath e do vice Oscar Renato Berger também foram apresentados cronogramas e trabalhos a serem realizados. Também foi definido que a formação para os professores e profissionais do setor será no período que vai do dia 04 ao dia 08 de fevereiro.
O prefeito destacou que já visitou várias escolas e teve a oportunidade ver de perto a situação de cada uma. "Pretendemos conhecer cada escola, conversar com professores e alunos. Nós sabemos das dificuldades e estamos buscando soluções", disse Burgath.


 

Texto: Letícia Torres, da Redação


Publicado na edição 656, 30 de janeiro de 2013.