ENTREVISTA - ADECSUL recebe título de Utilidade Pública Municipal

Recentemente, foi aprovado em duas votações e por unanimidade de votos entre os vereadores, o Projeto de Lei (PL) 030/2017, que tramitou recentemente pela Câmara Municipal de Irati - PR e concede título de Utilidade Pública Municipal à Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro-Sul do Paraná (ADECSUL)

Para saber mais sobre o assunto, a equipe do Jornal Iratiin esteve presente na Casa de Leis para entrevistar Estela Mara Rosa - vice-presidente da ADECSUL e coordenadora da Instância de Governança Regional Terra dos Pinheirais, que esteve na Tribuna da Câmara comentando a respeito do assunto - e também o presidente da Câmara Municipal de Irati, vereador Helio de Mello (PMDB), que é o autor do PL 030/2017.

Veja a seguir:

De acordo com Helio de Mello, "o projeto surgiu por meio de conversas com a Estela, a respeito da necessidade de que a ADECSUL tenha a Utilidade Pública Municipal, que é a condição para que possa receber recursos do município de Irati para sua manutenção. Por exemplo, colocando à disposição da Agência uma sala para que possa desenvolver seus trabalhos, promover seus eventos e  ajudar a articular o Turismo dentro do nosso município", disse o parlamentar, ressaltando que esta entidade também tem o título de Utilidade Pública na esfera Estadual, e que a aprovação da matéria por unanimidade demonstra o reconhecimento da Casa de Leis ao trabalho desenvolvido por Estela Mara Rosa não somente na ADECSUL, mas também na gestão dela enquanto presidente do Conselho Municipal de Turismo.

Mello também deu sua opinião acerca do Turismo em Irati. "Somos um município que tem um grande potencial turístico, e que está em uma região com potencial enorme. Temos recursos naturais que podem ser explorados, e temos também potencial no Turismo Religioso, com a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do mundo, no alto do morro. É preciso dar condições para que as entidades ligadas ao turismo se desenvolvam", argumentou o vereador.

Estela Mara Rosa citou sua participação em uma reunião geral com representantes das 14 Instâncias de Governança Regional (IGRs) do Paraná, onde houve troca de experiências e informações. "Tivemos durante todo o dia com acompanhamento jurídico do Ministério do Turismo, no intuito de que todos os nosso passos sejam bem orquestrados juridicamente. Estando aprovada a Utilidade Pública Municipal, como já está acontecendo também em outros municípios, o próximo passo seria a aprovação da lei do repasse. Depois de feito isso, a ADECSUL poderá trabalhar com recursos municipais, estaduais e  futuramente talvez até federais, emendas parlamentares, convênios, etc", exemplificou Estela.

A turismóloga, que também é vice-presidente para assuntos de turismo da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), destacou ainda que a ADECSUL não é voltada somente ao Turismo, trabalhando de forma multissetorial, podendo desenvolver projetos em outros campos, como Cultura, Meio Ambiente, Educação, entre outros. "O que nós precisamos é ter um pessoal capacitado, contratado para desenvolver estes projetos", concluiu Estela Mara Rosa.

Imagens e Edição:
Sérgio Popo

Texto e Reportagem:
Leonardo Schenato Barroso