Cedoc fará organização e preservação do acervo de fotografias da Unicentro


O Centro de Documentação e Memória (Cedoc) do campus Irati da Unicentro deu início ao processo de organização e preservação do acervo de fotografias da universidade. Os materiais receberão acondicionamento adequado e farão parte de um inventário para que possam atender a pesquisas. Qualquer pessoa que disponha de fotografias de eventos, atividades acadêmicas, administrativas ou pedagógicas do campus pode fazer o envio do material para o Cedoc.

A arquivista do Cedoc Irati, Márcia Doré explica que a organização deste acervo é parte do Plano de Atuação do Cedoc para 2016. “A documentação textual histórica da Unicentro está arquivada na Diarq [Divisão de Arquivo Geral] e possui um inventário sumário. O Cedoc tem a guarda das fotografias porque possui área de guarda climatizada”, destaca Márcia.

O trabalho de organização prevê a identificação e a classificação das fotografias por eventos. A identificação das pessoas será feita numa segunda etapa, quando o Cedoc precisará de voluntários. Quanto à pesquisa, esta pode ser feita a qualquer momento, o tratamento arquivístico vai agilizar o acesso à informação.

“A degradação dos documentos fotográficos é lenta e silenciosa. Se não tomarmos a atitude de preservar, com material adequado e com um instrumento de pesquisa que evite a exposição excessiva, poderemos perdê-las”, alerta a arquivista.

Assessoria