Colégio Estadual Santo Antônio – Imbituva

Colégio Estadual Santo Antônio – Imbituva
 
Prédios Históricos da Região
 Série Remanescência do Hoje Centro Sul

Em 1912, foi construído na atual Avenida 7 de Setembro, onde atualmente se encontra a agência do Banco do Brasil, o edifício da Escola Dr. Franco Vale, pelos senhores: João Monken e Mathias Bianco.

Fundada com esse nome, passou a Escola a chamar-se depois de Grupo Escolar Dr. Franco Vale, ofertando escola primária e, nos anos de 1937 a 1939, curso complementar. Em 1951, sendo diretor o Professor Jacob Brenner de Barros, passou o Grupo Escolar Dr. Franco Vale, para o novo prédio Estadual situado na Avenida 7 de Setembro, 530, construído nas administrações dos governadores Moysés Lupion e Bento Munhoz da Rocha Neto, onde funciona desde então.

Por força do Decreto nº 14.732 de 14 de janeiro de 1958 o Grupo Escolar Dr. Franco Vale, passou a designar-se Escola de Aplicação Dr. Franco Vale, em virtude da criação da Escola Normal Secundária Estadual Santo Antônio, que passou a funcionar no mesmo prédio.

A Escola Normal Secundária Santo Antônio foi criada em 22 de fevereiro de 1957 e mais tarde passou a denominar-se Escola Normal Colegial Estadual Santo Antônio. 

De acordo com o Decreto nº 2.820/80 de 27 de agosto de 1980, a Escola de Aplicação Dr. Franco Vale e a Escola Normal Colegial Estadual Santo Antônio, passam a constituir-se em um único estabelecimento, sob a denominação de Colégio Estadual Santo Antônio – Ensino de 1º e 2º Graus.

E hoje, como a denominação de Colégio Estadual Santo Antônio – Ensino Fundamental e Médio, conforme Resolução Secretarial nº 3.120/98 de 11 de setembro 1998, a escola atende a mais de 1.300 alunos a cada ano, oferecendo de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno.



Ana Paula Shreider/Hoje Centro Sul

Fotos: Arquivo /Secretaria Estadual de Educação