Rodeio de Irati terá culto ecumênico crioulo

No domingo (14), às 11h, haverá culto crioulo na arena do 26º Rodeio de Integração de Irati. A celebração será presidida pelo pastor Célio Seidel, da Igreja Luterana.

arena (1)Segundo o pastor, o culto crioulo é uma celebração baseada no rito da Igreja antiga, porém, adaptada à linguagem, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos. “Pelas suas características particulares recebe o nome de culto crioulo. Com o linguajar típico dos pampas, Deus é chamado de Patrão Celestial, Jesus Cristo é chamado de O Divino Tropeiro e o Espírito Santo de Divino Candeeiro”, descreve.

Entre os momentos de maior emoção no culto crioulo está o que lembra um dos mais marcantes episódios da história do Rio Grande do Sul: a guerra entre os Maragatos e Chimangos. “Como o culto busca trazer a paz e a compreensão entre todos, os lenços vermelho, que representa os Maragatos, e o branco, dos Chimangos, são entrelaçados na cruz em sinal de reconciliação, amizade e paz”, conta.

Pastor Célio morou durante 20 anos no Rio Grande do Sul, em especial na cidade de São Pedro do Sul, no coração e berço do tradicionalismo gaúcho, trazendo para o Paraná um pouco da cultura sul-rio-grandense. Os cultos crioulos que são tradicionalmente celebrados na festa da Igreja Luterana em Gonçalves Júnior motivaram o convite para a participação no Rodeio de Irati. “Será um momento muito bonito e de grande emoção”, diz o vice-prefeito de Irati, Renato Berger, um dos responsáveis pela organização do evento.

Assessoria