Rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati promove jantar neste dia 24

 Evento beneficente será neste dia 24, no Centro de Eventos Italiano

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati


A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati promove no próximo dia 24 deste mês (sexta-feira) um jantar dançante, cujo lucro será revertido à entidade e ao Centro de Saúde Erasto Gaertner de Irati. O evento beneficente será realizado no Centro de Eventos Italiano, a partir das 19h30. 


Os convites podem ser encontrados na sede local da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), à Rua João Batista Guerreiro, 95, esquina com Albino Grigoletti, das 13h30 às 16h30. Estão disponíveis também com as voluntárias da Rede, na Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), e no Posto Aquários da Avenida Vicente Machado. Informações pelo telefone (42) 9 9980 9391.


O evento tem abrangência regional, com apoio dos prefeitos da AMCESPAR, que adquiriram ingressos para vender aos munícipes, já que a Rede e o Centro Médico Erasto Gaertner atendem toda região. Além disso, o jantar dançante contará com a apresentação de músicos e cantores da região, contribuindo com a animação do evento.


O buffet será do Restaurante Italiano e o cardápio terá estrogonofe de carne bovina, galeto, várias massas especiais, além de diversas guarnições e saladas.

Objetivos

Segundo a coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati, Ana Maria Bida de Oliveira Borges, a arrecadação de recursos em eventos desta natureza terá papel de auxiliar para “criar um espaço de acolhimento de pacientes SUS na sede da RFCC-Irati, e a estruturação do projeto de Fisioterapia para os pacientes SUS do Hospital Erasto Gaertner, no referido Centro Médico de Irati”.


Ieda Regina Schimaleski Waydzik, primeira presidente da RFCC-Irati, ainda voluntária, e vice-prefeita, enaltece a retomada das atividades: “fiquei muito feliz pelo retorno deste contato com a nossa comunidade, onde principalmente se destaca o trabalho voluntário maravilhoso e de doação completa de afeto aos pacientes. Quando a gente faz parte disso, nunca mais se desgarra, e fico muito feliz pelo engajamento da Ana Maria e demais mulheres nesta luta”.


Para Ângela Hilgemberg Zanlorenzi, atual presidente estadual da RFCC e vice-presidente da RFCC nacional, “a parte que toca ao voluntariado é focada na humanização do tratamento oncológico. Diariamente tentamos minimizar os impactos de todo o processo ao paciente e à família, pois pode ocorrer desestruturação emocional, financeira e psicológica, e nossa missão é promover conforto, acolhimento e tendo sempre uma palavra amiga e de esperança”.

Histórico

A RFCC-Irati foi criada em agosto de 2017. Com a vinda, naquele ano, da extensão da Clínica Oncológica do Hospital Erasto Gaertner ao município, a primeira do Paraná, a grande possibilidade foi a implantação desta rede de voluntárias, na época, anexa à Anapci. Ieda Waydzik e Karla Osinski Ferreira eram presidente e vice, respectivamente.


No Estado, a Rede foi fundada no dia 18 de março de 1954, tendo como presidente Anita Gaertner. No início, seu objetivo era angariar recursos para a construção de um abrigo que atenderia cancerosos carentes. O sucesso das primeiras campanhas realizadas incitou a projeção de um plano mais audacioso, no qual os pacientes acometidos de câncer teriam assistência especializada e condições mais humanas durante o tratamento.