8 de março, Dia Internacional da Mulher: Rede de Proteção às Vítimas de Violência Doméstica e Familiar em Irati

Dia Internacional da Mulher, igualdade de gênero, respeito às mulheres, Irati, Prefeitura, rede de proteção, acolhimento, violência doméstica, familiar, Patrulha Maria da Penha, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Jorge Derbli, apoio, orientação, denúncia
Dia Internacional da Mulher, igualdade de gênero, respeito às mulheres, Irati,

 No Dia Internacional da Mulher, é fundamental lembrar a importância da busca pela igualdade e pelo respeito às mulheres. Em Irati, a Prefeitura trabalha com uma rede de proteção e acolhimento às vítimas de violência doméstica e familiar. A Patrulha Maria da Penha, integrante da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, criada em 2019 pela gestão do prefeito Jorge Derbli, realiza um trabalho contínuo junto a mulheres vítimas de violência. O objetivo é oferecer apoio e orientação para que as vítimas se sintam acolhidas e possam denunciar seus agressores.


A importância da Rede de Proteção

A violência doméstica é uma realidade que afeta muitas mulheres em todo o mundo. Em Irati, a Prefeitura tem trabalhado arduamente para oferecer apoio e acolhimento às vítimas. A rede de proteção conta com diversos parceiros, como a Delegacia de Polícia Civil, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Assistência Social, o Serviço de Abordagem Social, entre outros. A rede ainda conta com a parceria do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), projeto de extensão da Unicentro, que presta atendimento psicológico e jurídico voluntário; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da Comissão das Mulheres Advogadas, que disponibiliza advogados voluntários para acompanhamento na Delegacia de Polícia Civil.


A Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha é um importante componente da rede de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar em Irati. Quando recebe uma denúncia de violência doméstica, a equipe da Patrulha desloca-se imediatamente até o endereço para averiguar e, em seguida, encaminhar a vítima para a rede de atendimento. Quando requerido pela vítima, a equipe também realiza o trabalho de orientação quanto aos tipos de violência doméstica. Ainda são feitas visitas domiciliares, solicitada a renovação da medida protetiva e encaminhamento de boletim de descumprimento, orientadas na instalação do aplicativo do Botão do Pânico da Policia Militar, conforme determinação judicial.


O Trabalho de Prevenção

Além do trabalho de apoio e acolhimento às vítimas, a equipe da Patrulha Maria da Penha também realiza ações de prevenção. A equipe faz divulgação e panfletagem sobre a Lei 11.340/2006 e as atribuições da Patrulha Maria da Penha em escolas municipais, estaduais e universidades, locais públicos e privados. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de denunciar a violência doméstica e familiar.