Teoria da Implosão: um adeus ao Big Bang?

Obra de Arte "O Sol dos Sóis" propõem alternativa para a origem do Universo - 

José Osvaldo Campos Nascimento:
propositor da "Teoria da Implosão"


"Irati não será mais a mesma", afirma de forma taxativa o músico, artista plástico e vendedor de bilhetes de loteria José Osvaldo Campos Nascimento, 69 anos, nascido em Luz (MG) e domiciliado em Irati (PR) desde 1972. A convicção de Osvaldo, como prefere ser chamado, é baseada em seu entendimento de que "não houve uma explosão para a formação do Cosmo, e sim uma Implosão. Esta foi a origem de tudo. Nunca houve o Big Bang", argumenta, propondo uma nova Teoria - pela qual, segundo ele próprio, nosso município poderá ser reconhecido em uma escala global. “Isso tem potencial para mudar nossa história para sempre”, opina.


ARTE COMO CIÊNCIA

Para trazer à tona suas concepções sobre a origem do Cosmo, Osvaldo se utiliza da arte. Inclusive, a partir das 15h deste sábado (28), estará expondo algumas de suas obras e ideias na 1ª edição do Festival Sunsart, que acontece na Casa da Cultura – Fundação Edgard & Egas Andrade Gomes. Mas, a primeira exposição dele foi realizada há algumas décadas, em 1977, na Ótica Vision, passando em seguida pela loja Comarel, pelo Banestado, pelo Bamerindus e pela Receita Federal, conforme ilustra um recorte do jornal "Folha de Irati" daquele ano. 

Recorte do jornal Folha de Irati, de 04 de junho de 1977:
publicação faz menção a “O Sol dos Sóis”


Nesta primeira mostra de seu talento, era apresentada a obra "O Sol dos Sóis", feita em tapeçaria, bastões decorativos, fios de algodão e cobre, emoldurada com madeira de cedro, totalizando 42,5 cm de largura por 28 cm de altura. À época, no entanto, o autor ainda não compreendia exatamente o sentido do que havia criado. "Isso aí tem tudo a ver com o Universo", teria dito ele em entrevista à comunicadora Linda Saparolli, então apresentadora do programa "Simplesmente Linda", que era exibido na TV Paraná, Canal 06 da televisão aberta - empreendimento lançado na década de 1960 por Assis Chateaubriand e Adherbal Stresser, sendo atualmente uma emissora da Rede CNT em Curitiba.


“O Sol dos Sóis”:
tapeçaria, bastões decorativos, fios de algodão e cobre



Hoje, Osvaldo afirma compreender melhor a real dimensão de "O Sol dos Sóis". "Ele é o 'carrasco' do Big Bang", menciona. A obra faz parte de uma coleção com outros quadros da mesma temática: "Primeiro Passo", "Candeeiro do Universo", e "Travessia", todos estes feitos com tinta acrílica sobre tela. 


“Primeiro Passo”: tinta acrílica sobre tela



“Candeeiro do Universo”: tinta acrílica sobre tela



"A mim foi dado este conhecimento, e eu quero que ele seja repassado a mais pessoas", verbaliza. Para tanto, o artista deixa uma provocação: "desafio toda a comunidade científica, para que alguém possa comprovar que a Teoria da Implosão não é verdadeira", convoca, citando categoricamente que teria subsídios para embasar suas teses - razão pela qual precificou uma coleção de seis obras, que inclui "O Sol dos Sóis", no valor de 500 milhões de dólares. "Não pretendo vender por menos", deixa claro, reiterando seu interesse em realizar exposições que possam envolver a participação de pesquisadores e cientistas, para debate e diálogo acerca deste tema.

 

“Travessia”: tinta acrílica sobre tela



COMO PINTAR

Com objetivo de chamar a atenção para a Teoria da Implosão, Osvaldo aproveitou-se em 2018 da realização da 1ª edição do Festival Internacional Denise Stoklos (FIDS) de Solo Performance, evento que trouxe artistas e visitantes de diversos lugares a Irati, tendo como referência a figura central de Denise, considerada por muitos a mais célebre das personalidades iratienses, sobretudo no que diz respeito à arte e à cultura.

Dentro de uma programação repleta das mais diversas atrações, havia um espaço aberto no cronograma do palco alocado na Rua da Cidadania. Como seu objetivo central extrapolava a intenção de meramente expor uma obra de arte, Osvaldo precisaria de algo realmente inusitado - e não deixou por menos: propôs a mostra intitulada "Como Pintar", e a executou como ninguém imaginaria: "primeiro, passei massa corrida em uma tela de pintura em branco e a deixei no chão. Em seguida, convoquei quatro pessoas do público presente no evento para subir no palco, improvisei um tapume de papel para não ter minhas partes íntimas expostas, e urinei em direção à tela preparada com massa corrida. Naquele momento, num silêncio apreensivo, olhares de espanto e sorrisos. Após palmas incrédulas da plateia, lancei a tinta e o corante. Peguei a tela ainda úmida e, enquanto eu caminhava até minha casa, a massa corrida escorreu formando uma imagem abstrata. Assinei e pronto", conta. 


Obra feita no Festival Internacional Denise Stoklos de 2018



Para quem duvidar, a performance de Osvaldo - incluindo a presença de Denise Stoklos e outros participantes do FIDS - foi filmada por uma câmera de vigilância da loja Santa Vaidade, e pode ser assistida em vídeo postado no Canal do YouTube de Osvaldo:



A obra, que foi posteriormente intitulada de "Profundo Xixi Atômico", foi exposta durante o Giro de Profissões realizado nos dias 05 e 06 de setembro de 2022 pela Faculdade São Vicente de Irati, onde o quadro permaneceu até janeiro de 2023, ao lado de uma réplica de um Telescópio Refrator, fazendo referência ao Telescópio Espacial James Webb, desenvolvido em conjunto pela NASA, pela Agência Espacial Europeia e pela Agência Espacial Canadense, e que foi lançado ao espaço em dezembro de 2021. "O que você procura está aqui", deixou Osvaldo como mensagem aos idealizadores do James Webb. 

Ainda integrando a mesma mostra, Osvaldo incluiu uma alegoria (feita com bexigas, garrafas pet, linhas e um cavalete de madeira) do "enforcamento" do Big Bang, tendo "O Sol dos Sóis" como o carrasco, para ilustrar o que seria, no entendimento dele próprio, a superação de uma teoria pela outra. Um fato curioso é que, no dia 08 de setembro de 2022, data do falecimento da Rainha Elizabeth II, um visitante - de identidade ainda desconhecida - fez uma intervenção na obra de Osvaldo, estourando justamente a bexiga que representava o Big Bang enforcado. 


Osvaldo expondo obras e ideias na Faculdade São Vicente


OUTRAS OBRAS

Além dos trabalhos já mencionados, José Osvaldo Campos Nascimento também é autor do quadro intitulado "Polrel", feito com tinta acrílica sobre tela, que propõe a reflexão de que o tempo investido nas divergências sobre Política e a Religião acabam dificultando o desenvolvimento da dimensão individual de cada ser humano. 


“Polrel”: tinta acrílica sobre tela.




Sobre o tema, também publicou junto a parceiros um material audiovisual homônimo, disponível em seu Canal no Youtube, contando inclusive com a atuação de Osvaldo como um personagem da trama:



Outra produção de destaque no trabalho de Osvaldo chama-se "Ferramenta". Trata-se de uma escultura em formato de martelo, com aproximadamente quinze metros de altura, feita com containers de motocicletas que conseguiu de doação na antiga Arauto Motos (hoje Mega Motos), revendedora da Honda, na Rua Dezenove de Dezembro. "Certo dia estava observando os funcionários movendo uma embalagem e perguntei sobre o destino delas. Prontamente me informaram que seriam vendidas para o ferro velho como produto reciclável. Encontrei o diretor da loja, pedi um momento de sua atenção e solicitei algumas das embalagens, dizendo que seria por uma boa causa, e ele respondeu que tudo bem. Empolgado, transportei o material para minha casa, reuni algumas ferramentas que tinha e outras emprestadas, e lá se foi mais de um ano. Neste período, levei muitas broncas da esposa. Foram dias, noites, feriados. Muitos amigos e curiosos ficaram até cansados dos meus relatos", lembra-se, hoje orgulhosamente exibindo seu trabalho pronto.


“Ferramenta”: produzida a partir de containers de motocicletas



ASTROFÍSICA

Osvaldo atualmente está fazendo um curso de Extensão intitulado “Astrofísica para Todos”, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Joinville (com coordenação do professor Alexandre Miers Zabot, que é físico com doutorado em Astrofísica). “Estou estudando para atualizar meus conhecimentos, e poder argumentar a respeito da Teoria da Implosão de forma mais criteriosa”, menciona. “Minha intenção é estimular a Ciência a pensar de uma outra forma”, conclui.