Governo Federal retira mais de R$ 5 milhões do IFPR e impossibilita pagamentos da equipe

 O Colégio de Dirigentes do IFPR, reunido em Telêmaco Borba em 7 de dezembro de 2022, vem a público manifestar a urgente necessidade de reversão do bloqueio orçamentário e financeiro promovido pelo Governo Federal em 1º de dezembro de 2022. 


Devido a esta medida, tomada sem qualquer embasamento legal, no momento, a instituição não possui limite financeiro para quitar despesas que estavam previstas para os meses de novembro e dezembro de 2022.


Isto está impossibilitando o pagamento de bolsas de Assistência Estudantil, de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-graduação e também o pagamento de despesas relacionadas ao funcionamento da instituição, como fornecimento de água, luz, internet e serviços terceirizados, especialmente os de limpeza e segurança.  


Em números, o bloqueio representa um montante de R$ 5.282.276,00. Este valor corresponde a mais de um mês do funcionamento da instituição (parte de novembro e todo o mês de dezembro).


O Colégio de Dirigentes do IFPR, que é constituído pelos diretores e diretoras gerais dos campi; pró-reitores; diretor sistêmico e o reitor, associado ao Grupo de Educação do Governo de Transição e o Conif, tem envidado todos os esforços possíveis para a imediata reversão deste quadro caótico.