Cresce o número de animais selvagem em parques da região



Por: Sergio Popo / Jornal Iratiin

Uma ótima notícia que me deixou particularmente satisfeito neste ano de 2022, foi sobre o crescimento das populações de animais selvagens em áreas onde a atividade humana diminuiu durante a pandemia de COVID-19.

Com as restrições de viagem e as medidas de confinamento em todo o mundo, muitas áreas urbanas e rurais experimentaram uma diminuição significativa na atividade humana. Isso permitiu que a vida selvagem recuperasse um pouco do espaço que havia perdido para os humanos.

Em muitos lugares, as pessoas relataram avistamentos de animais que normalmente são tímidos e evitam áreas com muita atividade humana. Por exemplo, em Veneza, na Itália, cisnes e golfinhos foram vistos nadando nos canais da cidade pela primeira vez em décadas.

Além disso, em muitas regiões, houve um aumento na população de animais selvagens, como ursos, alces, lobos e leões, que se aventuraram em áreas anteriormente ocupadas por humanos. Isso é um sinal positivo de que, quando os humanos diminuem sua atividade, a vida selvagem pode prosperar.

Essa notícia me deixou particularmente satisfeito porque é uma lembrança de que os humanos e a natureza podem coexistir de maneira harmoniosa. À medida que enfrentamos os desafios globais da mudança climática e da perda de biodiversidade, é importante lembrar que podemos fazer a diferença, mesmo que seja simplesmente diminuindo nossa atividade e dando mais espaço para a natureza.

Em Irati, também foram observados sinais positivos de recuperação da vida selvagem durante a pandemia. Com menos atividade humana nas áreas rurais e florestas da região, foi possível avistar mais animais selvagens, como tatus, onças e até mesmo algumas espécies ameaçadas de extinção, como as tirivas verdes.