Vinhos: breve descrição para iniciantes

 



COLUNA - Gastronomia: um prato amplo - Junho de 2022 


Vinhos: breve descrição para iniciantes


Para a edição do mês de Junho vamos falar um pouco sobre uma das melhores combinações para o inverno, o vinho!


Explicado de maneira simples, o vinho é uma bebida feita a partir da fermentação do suco de uvas recém-vindimadas. Por isso, o vinho é com frequência indicado como a mais natural das bebidas alcóolicas.


No entanto o vinho é muito mais que apenas suco de uva alcóolico. Existem muitas particularidades que influenciam o aspecto, o aroma e o sabor de um vinho, resultando em uma ampla variedade desse segmento. Isso nos possibilita o alcance de uma vasta diversificação da bebida quando frequentamos bares, restaurantes e store de vinhos. 


Um dos aspectos mais importantes para apreciar um bom vinho, é manter alguns cuidados de armazenamento para que a bebida não perca a sua qualidade. Dessa forma, sempre armazene o vinho de rolha (cortiça) em posição horizontal, de modo a assegurar que a rolha se mantenha em contato com o vinho. Se a rolha secar, poderá deixar entrar ar, o que irá alterar o sabor do vinho, tornando-o passado e demasiado evoluído.


Tomando conhecimento da forma correta para armazenar nossas tão preciosas garrafas de vinho, precisamos falar um pouco da temperatura de cada um deles! Para armazenamentos de longo prazo, os vinhos devem ser mantidos a uma temperatura fresca e constante, mas cuidado, os extremos de frio e calor podem danificar o vinho.


A temperatura correta de um vinho, seja ele branco, rosé, espumante ou tinto, influenciará diretamente na experiência que você pretende encontrar em cada garrafa. Um vinho servido na temperatura incorreta pode trazer defeitos que seriam descartados na temperatura ideal. Tendo isso em vista, a sugestão de serviço para os vinhos a seguir são:


- BRANCOS de corpo médio ou muito corpo: 10-13°C (Ex: Um chardonnay com madeira);

- BRANCOS de corpo ligeiro/médio e rosés: 7-10°C (Ex: Pinot Grigio);

- ESPUMANTES: 6-10°C (Ex: Champagne, Cava e Prossecco);

- TINTOS de corpo ligeiro: 13°C (Ex: Pinot Noir);

- TINTOS de corpo médio/muito corpo: 15-18°C (Ex: Malbec, Shiraz e Cabernet Sauvignon).

  

No Terroá Gastronomia, a qualidade de serviço do vinho é levada a sério! As taças são extremamente bem polidas, os vinhos brancos e espumantes são servidos em baldes de gelo, e os tintos estão sempre armazenados em adega com refrigeração controlada. Tudo para garantir o máximo de qualidade em cada serviço de vinho.


Nosso foco principal é trazer boas experiências e fornecer um pouquinho de conhecimento para quem procura aprender sobre essa bebida, principalmente com vinhos da América do Sul, já que são os queridinhos dos nossos clientes. Entre eles estão os famosos Sauvignon Blancs e Carmenères do Chile, os Chardonnays e Malbecs dos nossos hermanos argentinos, os espumantes brasileiros, e um passeio pela Europa com alguns rótulos portugueses.


O mundo do vinho é algo maravilhoso para os adeptos e apreciadores dessa bebida charmosa e cheia de glamour. Aguardamos vocês para provar nossos rótulos e ter uma boa conversa sobre o queridinho do nosso bistrô!


Vilton José da Silva,

Sócio proprietário e sommelier



TERROÁ GASTRONOMIA

WhatsApp

Instagram

Facebook



CNPJ: 31.610.973/0001-76