Você sabe o que é acompanhamento terapêutico?

     



COLUNA: Saúde Mental & Psicanálise - Maio de 2022 

Você sabe o que é acompanhamento terapêutico?


O acompanhamento terapêutico é um trabalho que pode ser realizado por diferentes profissionais da área da saúde. Nesse caso, quem se desloca para encontrar o paciente é o Acompanhante Terapêutico (AT), que vai até a casa, escola e outros locais que possam fazer parte da vida do acompanhado. 


O AT é um dispositivo que segue a linha da reforma psiquiátrica, visando a desinstitucionalização do paciente, ou seja, um cuidado nas cidades, fora dos hospitais. Dessa forma, o trabalho do AT ocorre no cenário urbano, uma vez que acompanha o sujeito em sua vida diária, auxiliando-o na sua relação com os outros.

Comumente, as demandas endereçadas aos ATs são de sujeitos com uma estrutura psicótica, que lidam com fenômenos como delírios, alucinações e sensação de desintegração do corpo, por exemplo. Mas o AT pode também ser solicitado para atuar em outros casos, como crianças com dificuldades escolares, sujeitos em depressão, entre outros. No geral, o trabalho do AT tem como objetivo uma maior autonomia e reinserção social dos acompanhados. Mas para cada sujeito, o acompanhamento acontecerá de forma singular, levando em conta as demandas específicas de cada caso. O tempo ao longo do qual o trabalho será realizado também dependerá de cada situação. 


Assim, o AT é um dispositivo clínico de saúde mental, que pode ser solicitado para auxiliar pessoas em sofrimento psíquico intenso. Através dele, busca-se uma maior autonomia do sujeito, mediando suas relações com o mundo, a partir do desejo do acompanhado.


Paula Benato
CRP: 08/26034

Graduação em Psicologia pela UNICENTRO
Especialização em Saúde Mental e Psicanálise pela PUC-PR
Percurso em Psicanálise

Facebook: /paulabenatopsi
Instagram: @paulabenatopsi
WhatsApp: (42) 9 9907 8595