Romaria do Itapará é incluida no Calendário Oficial de Festividades do Município


Os vereadores aprovaram por unanimidade de votos em duas votações, o Projeto de Lei nº 009/2022, que inclui no Calendário Oficial de Festividades do Município de Irati a Romaria Penitencial do Itapará. De autoria do Presidente Helio de Mello, o projeto objetiva valorizar ainda mais este importante evento realizado há mais de 20 anos e que reúne milhares de fiéis de Irati e de outras cidades e Estados.

Com a aprovação do projeto, a Romaria ficará incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município e continuará, tradicionalmente, sendo realizada todo ano no período quaresmal, época que traz oportunidades de graça: oração, penitência e jejum.

Conforme o autor do projeto, há mais de 20 anos a tradicional Romaria Penitencial do Itapará é realizada durante o período da quaresma, onde fiéis de diversas cidades do Paraná e até de fora do estado, se reúnem na Igreja Ucraniana Assunção de Nossa Senhora, no Distrito de Itapará. “O evento tem como principal objetivo a oração e a penitência, por isso, a programação abrange Via Sacra, Missa e confissões e, por conta disso, possui grande apoio dos moradores da região, que sempre dedicam empenho na sua realização, por isso a importância do evento ser considerado oficialmente uma festividade do município”, enfatizou.

Para Helio, a Romaria não é apenas uma festa, é muito mais que isso. “É um evento realizado na quaresma, em um tempo de penitência, momento oportuno de espiritualidade e reflexão. Esta Lei visa registrar a Romaria na história de Irati. A organização do evento continuará sendo realizada pela comunidade, acrescentaremos apenas a parceria do município que passará ajudar na divulgação da Romaria e no atendimento do evento com ambulância, Guarda Municipal e demais ações”, destacou.

Aprovado em duas votações por unanimidade de votos e muitos elogios dos vereadores que reconhecem a importância do evento para o Itapará e município, o projeto segue agora para sanção do prefeito.