Raíssa Negroni fará apresentação no FIDS



No dia 08 de maio de 2022, um domingo, das 17h às 18h, a artista Raíssa Negroni, de Irati, participará com a solo-performance "Aranha" na 2ª edição do Festival Internacional Denise Stoklos (FIDS). A performance pode ser assistida no link oficial do FIDS.


Segundo informações da ficha técnica, partindo do arquétipo da aranha, que de dentro de si mesma retira o material necessário para criar sua teia e sua própria realidade, nesse work in progress, a performer joga com os caminhos de investigação artística já percorridos em seu projeto intitulado “Erguer o Ventre” (título do poema de Gertrude Stein), e a cruel estatística brasileira de baixa expectativa de vida das travestis e mulheres trans no Brasil, que é de apenas 35 anos.


Raíssa Negroni é uma artista do movimento, do corpo e do improviso. Seus processos criativos transitam pelas fronteiras das linguagens cênicas e performáticas do teatro, da dança, da performance, do circo, da poesia e das artes urbanas. Sua linguagem artística expõe reivindicações políticas, dialogando com questões de gênero por meio de possibilidades criativas para a cena contemporânea, que convergem com seu lugar de fala enquanto travesti.


2º FIDS

A 2ª edição do Festival Internacional Denise Stoklos (FIDS) de Solo Performance acontece entre os dias 2 e 8 de maio de 2022, de forma virtual e gratuita, pela plataforma Zoom. Confira aqui a programação completa.


- O evento online reúne artistas nacionais e internacionais;

- Mais de 50 ações, das 10h às 23h, de segunda a domingo para os 100 primeiros acessos na plataforma Zoom;

- Espetáculos, oficinas e palestras compõem a programação, que tem curadoria de Denise Stoklos e apresentação de Davi Giordano;

- Arte, cultura e educação sendo oferecidas de forma gratuita para a população.


O FIDS, que recebe a curadoria da grande artista Denise Stoklos, contempla os princípios bases do Teatro Essencial e do campo da Solo Performance. Em 2018, estreou a primeira edição na cidade natal de Denise, Irati – PR, entre os dias 27/11 e 02/12/2018. O evento reuniu artistas locais, nacionais e internacionais. Espetáculos, oficinas e palestras fizeram parte da programação.