Terroá Gastronomia estreia nova coluna no Jornal Iratiin

 



COLUNA - Gastronomia: um prato amplo - Março de 2022


Terroá Gastronomia estreia nova coluna no Jornal Iratiin


Antes de iniciar o conteúdo sobre a área, vamos dedicar essa matéria para descrever como tudo começou, assim os leitores poderão conhecer um pouquinho da gente! 


Somos de uma família que vem trabalhando há anos com gastronomia, começando pelo ramo da panificação e encontros familiares dedicados à produção de comida caseira ucraniana. 


Em 1990, também em um quadro societário, nossos tios e pais inauguraram a primeira panificadora no município de Rio Azul, a Panificadora Lopes. Pequenos agricultores vindos do interior de Prudentópolis para iniciar uma nova jornada que inspirou outras gerações, por isso estamos aqui hoje!


Começaram a trabalhar sem nenhuma experiência na área, e crescemos em meio à produção de pães. Confesso que nunca imaginávamos que iríamos seguir trabalhando com gastronomia. Era um ramo desafiador, com trabalho de segunda à segunda, das 05h às 00h. A gente queria tranquilidade, folga aos finais de semana. Não queríamos seguir essa carreira profissional. 


A então chef de cozinha do Terroá, Priscila, escolheu estudar Turismo, e eu, Administração, me especializei e estudei Mestrado para atuar como professora, mas acabei trilhando diferentes caminhos. Ah, somos irmãs! 


Em 2014, Priscila foi trabalhar em um Resort em Governador Celso Ramos - SC, onde conheceu o seu então esposo, Vilton.  Formado em Educação Física, deixou a área para se especializar em alimentos e bebidas, trabalhando numa renomada rede de Hotéis de São Paulo e Santa Catarina. Tendo experiência nos Estados Unidos, trabalhou também como sommelier, bartender e barista. Os dois decidiram juntos estudar gastronomia em Florianópolis. 


Vilton nasceu em General Carneiro, pertinho de Rio Azul, mas foram se encontrar em SC, para que então surgisse o Terroá Gastronomia na cidade de Irati.


Em outubro de 2018, nasceu o nosso bistrô, composto por um quadro societário familiar, exatamente com três áreas extremamente necessárias para o funcionamento de um restaurante: Priscila, como chef de cozinha; Vilton, responsável pela área de alimentos e bebidas; e eu, Edinéia, encarregada pela administração e marketing do Terroá. 


Precisávamos estudar o nicho de mercado de Irati, e sentimos a necessidade de trabalhar com algo que trouxesse inovação na área da gastronomia para o município. Escolhemos ser um bistrô, pequeno e aconchegante. O termo bistrô surgiu na França, e valoriza a interação pessoal, a individualidade, o atendimento exclusivo e  pratos sazonais, tornando a experiência única.


Ainda com referência francesa, o nome "Terroá" foi adaptado da palavra terroir, sendo um termo muito utilizado no mundo dos vinhos. Remete a um conhecimento coletivo e características próprias de tudo o que é produzido em um ambiente específico. É a expressão do que determinado local é capaz de produzir. Faz alusão a qualidade, identidade, aspectos naturais, culturais e de ação humana. Unimos três áreas de conhecimento para construir o Terroá, cada qual com características distintas, formando um único ambiente.


Hoje, contamos com uma equipe de sete colaboradores (incluindo nós, os sócios, pois também somos funcionários). Trabalhamos com um cardápio que oferece pratos e drinks de diferentes culturas, sempre tentando incluir opções que não são oferecidas por outros estabelecimentos. Além disso, trabalhamos com delivery e eventos, incluindo a organização do salão, serviços de garçom, produção do cardápio, de alimentos e bebidas. Acreditamos que precisamos possuir autenticidade para proporcionar experiências únicas aos nossos clientes.


Esse foi um resumo da nossa trajetória, que ainda tem muita estrada para percorrer! Iniciamos em ramos totalmente diferentes do que atuamos hoje, planejamos o que achávamos que seria o ideal, mas acreditamos em destino e propósito de vida, e foi por isso que o tempo nos trouxe a gastronomia para os nossos dias. 


Esperamos trazer conteúdo de qualidade para a nossa coluna, incluindo todas áreas necessárias para descrever esse nicho gastronômico, com  conceitos, estratégias, gestão e experiências relevantes!


Edinéia Lopes e sócios


TERROÁ GASTRONOMIA

WhatsApp

Instagram

Facebook



CNPJ: 31.610.973/0001-76