Terapia com crianças: como funciona?

   



COLUNA: Saúde Mental & Psicanálise - Novembro de 2021 

Terapia com crianças: como funciona?

Os motivos que levam uma criança a uma terapia são muitos: dificuldades de aprendizagem, questões de saúde, ansiedade, medo e outras formas de sofrimento. Normalmente, a criança é trazida à terapia pelos pais, frequentemente por indicação de médicos e/ou da escola. A primeira demanda, portanto, vem daqueles que são responsáveis pela criança, tornando necessária a sua escuta. Assim, inicialmente é feita uma escuta da visão dos responsáveis sobre a questão da criança. Porém, a criança tem sua própria interpretação sobre o que acontece com ela e na família, que pode ser diferente daquela dos seus responsáveis.


O que é avaliado, em um primeiro momento, é a demanda dos pais ou responsáveis em relação à criança e como ela responde a isso. A criança é um sujeito em constituição, o que significa que ela está construindo sua forma de agir no mundo e na relação com o outro, a partir das contingências que se apresentam a ela. Por meio de brincadeiras, jogos, livros infantis e também da fala, o psicólogo explora o mundo interno da criança, identificando qual sua questão a ser tratada na terapia, que pode ou não coincidir com a questão apontada no início pelos responsáveis.


É importante ressaltar que o espaço da terapia é da criança. Então, mesmo que haja uma escuta dos responsáveis nesse caso, a criança tem assegurado seu direito de sigilo em relação aos responsáveis - salvo em situações de risco nas quais o psicólogo julgue necessário a quebra de sigilo. Dessa forma, a criança tem um espaço próprio, onde será escutada pelo psicólogo e poderá se expressar e trabalhar em relação às suas questões, no seu ritmo e do seu próprio jeito. 


Paula Benato
CRP: 08/26034

Graduação em Psicologia pela UNICENTRO
Especialização em Saúde Mental e Psicanálise pela PUC-PR
Percurso em Psicanálise

Facebook: /paulabenatopsi
Instagram: @paulabenatopsi
WhatsApp: (42) 9 9907 8595