Lançamento: "O Interior de Todo Artista"

 


Na noite da última quarta-feira (17), foi realizada na sede do Centro Cultural Clube do Comércio a cerimônia de lançamento do livro "O Interior de Todo Artista", de autoria do escritor Mario Lopes, e lançado pela produtora Harlequin. Na mesma ocasião, aconteceu a abertura da exposição de gravuras da artista plástica Maria Luiza de Almeida Scheleder, as quais ilustram o livro, e foram desenvolvidas por meio da técnica alemã de recorte chamada scherenschnitte. Houve ainda um bate-papo com o autor, coordenado por Emerson Rechenberg, prefacista da obra.

O livro retrata a história de nove artistas do município de Irati: Claudete Basen; Izabela Proceke; José Maria Gracia Araújo; Leo Barroso; Lucio Robaszkievicz; Maygon Molinari; Nelci Wolski; Silton Dietrich; e Vitor Martim. Para o desenvolvimento do livro, foram necessárias entrevistas feitas em Irati pelo autor com cada um destes produtores culturais, bem como uma série de diálogos posteriores, realizados por meio de plataformas digitais. "Foi emocionante perceber, no olhar de cada um dos artistas biografados, uma euforia sincera, uma sensação de que estavam diante de uma obra com potencial não só de levar suas histórias ao mundo, mas também de inspirar os leitores e contagiá-los com suas trajetórias, que são permeadas de resiliência, paixão pela arte e experiências comoventes e reveladoras", citou Mario Lopes a respeito da noite do lançamento.

Ainda segundo Mario Lopes, por meio da obra, "o leitor terá a oportunidade de se embrenhar em odisseias enriquecedoras, voltando ao final do século retrasado e chegando aos dias de hoje, que o farão descobrir como artistas iratienses de áreas distintas conseguiram gerar produtos culturais valiosos, praticar a atividade artística de forma gratificante e disseminar seu trabalho a inúmeras pessoas", mencionou. A exposição de gravuras - que representam os nove artistas retratados no livro - segue aberta para visitação no Centro Cultural Clube do Comércio até o dia 17 de dezembro. 

Estiveram presentes no evento: Alfredo Van der Neut, ex-prefeito e secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico; Maria Turczyn Van der Neut, ex-primeira-dama; Teresinha Miranda Veres, vereadora e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal; Herculano Batista Neto, presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS); Luiza Nelma Fillus, presidente da Associação Cultural Denise Stoklos e da Seção de Trovadores de Irati da UBT; Vanessa Alberton, presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); e Maria Inez Kozlik Robaszkievicz, presidente do Lions Clube de Irati.


Mais informações sobre o livro "O Interior de Todo Artista" na ficha técnica:

EDITORAÇÃO GRÁFICA: Bárbara Tanaka

ILUSTRAÇÕES: Maria Luiza de Almeida Scheleder

FOTOGRAFIA: Giovana Anschau de Biassio

PREFÁCIO: Emerson Rechenberg

REVISÃO: Cristina Helena Carneiro

PROPONENTE: Vitor Martim 

MEDIAÇÃO: Rafaela Menegoti Tasca

COORDENAÇÃO EDITORIAL: Luiz Roberto Meira

PRODUÇÃO LOCAL: Casa de Artes Helena Kolody