O Sofrimento no Trabalho

  



COLUNA: Saúde Mental & Psicanálise - Outubro de 2021 

O Sofrimento no Trabalho

O trabalho toma grande parte do nosso dia. É comum ouvir relatos sobre a pressão que existe no ambiente de trabalho, seja por parte de outras pessoas ou de si mesmo. Isso pode acabar causando um sofrimento relacionado ao trabalho, que se torna bastante difícil de lidar, visto que se passa em torno de oito horas por dia ou mais neste ambiente. Assim, queixas de sintomas como crises de ansiedade e estresse acabam aparecendo.


Muito comuns também são os relatos da dificuldade para deixar o trabalho de lado no fim do expediente, seja não conseguindo pausá-lo, seja continuando a pensar sobre ele mesmo após a pausa, o que pode gerar muita angústia. Quando isso acontece, acaba não havendo tempo para descansar deste ambiente que já causa o sofrimento. Nesse caso, é importante que se possa colocar um limite, para que o trabalho não tome conta de todas as horas do dia.


Apesar de nem sempre ser possível realizar uma mudança no ambiente de trabalho, devido a fatores que não estão ao nosso alcance, é possível buscar um lugar para falar sobre a angústia decorrente do trabalho e talvez mudar aquilo que seja possível. Assim, a terapia pode ser uma via para ser escutado sobre essa questão.


Paula Benato
CRP: 08/26034

Graduação em Psicologia pela UNICENTRO
Especialização em Saúde Mental e Psicanálise pela PUC-PR
Percurso em Psicanálise

Facebook: /paulabenatopsi
Instagram: @paulabenatopsi
WhatsApp: (42) 9 9907 8595