O que é a Depressão?

 



COLUNA: Saúde Mental & Psicanálise - Agosto de 2021 

O que é a Depressão?

Tristeza profunda, alterações no sono e apetite, baixa autoestima, sentimento de amortecimento, falta de energia são alguns dos sintomas do que comumente chamamos de "depressão". São sintomas que todos podemos sentir ao longo da vida em situações diversas, como quando passamos por uma perda ou por algum acontecimento estressante, por exemplo. Porém, quando aparecem com muita frequência e intensidade, podem acabar atrapalhando o dia a dia, trazendo muito sofrimento. Depressão é uma categoria da área da psiquiatria, um transtorno que tem sido bastante diagnosticado atualmente e do qual sempre se ouve falar.

Na psicanálise, porém, não se atua a partir dos diagnósticos psiquiátricos. Isso significa que não se parte do entendimento de que a depressão significa que a pessoa sofre com determinados sintomas. Quando se chega ao consultório de um psicanalista, ele pedirá ao paciente que fale o que entende por depressão e como é a sua depressão, uma vez que ela é diferente para cada sujeito. 

A psicanalista Maria Rita Kehl escreve em seu livro “O Tempo e o Cão” sobre os sintomas que constituem a depressão e como ela pode ser pensada pela psicanálise. Ela fala que podemos pensar isso que se chama de "depressão" como um recuar do sujeito frente ao seu desejo. O sujeito se distancia de seu desejo – aquilo que o faz se movimentar na vida – e passa a se recolher em seu canto. É comum, por exemplo, ouvirmos sobre a falta de vontade de viver e o passar o dia todo “olhando para as paredes” no quarto. O sujeito verdadeiramente “se recolhe” e, muitas vezes, relata sentir um vazio, um tempo que passa muito lento.


A função do analista, então, é de escutar e acolher o sujeito, para acompanhá-lo na jornada em busca de construir uma via desejante para sua vida.


Paula Benato
CRP: 08/26034

Graduação em Psicologia pela UNICENTRO
Especialização em Saúde Mental e Psicanálise pela PUC-PR
Percurso em Psicanálise

Facebook: /paulabenatopsi
Instagram: @paulabenatopsi
WhatsApp: (42) 9 9907 8595