Ação dos 35%: decisões determinam a inclusão de Precatórios no orçamento de 2022 - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Ação dos 35%: decisões determinam a inclusão de Precatórios no orçamento de 2022

 


No dia 08 de julho de 2021, foi publicada a primeira decisão judicial deferindo um precatório em favor de um servidor municipal de Irati. Este precatório é referente a um dos processos individuais da chamada "Ação dos 35%". A decisão determina que seja incluída a requisição de pagamento para o orçamento de 2022 do município de Irati. A própria decisão serve como requisição de pagamento.

É importante destacar que esta requisição de pagamento abrange os valores chamados incontroversos, que são os valores que o município já assumiu que deve. Usando um exemplo hipotético e meramente ilustrativo, digamos que o Sindicato esteja dizendo que o Município deve 100 mil para o servidor X. O Município discorda desse valor e diz: “eu não devo 100 mil, devo só 20 mil”. Esses 20 mil se tornam incontroversos, e esse valor já pode ser executado. 

O restante do valor, que é a parcela chamada controversa, ou seja, os 80 mil de diferença, vão depender de cálculo pericial, que deverá apontar qual é o valor que realmente deve ser pago. O processo segue seu curso até que essa discussão esteja resolvida. 

Cabe ressaltar que, desde dezembro de 2020, já começaram a sair decisões determinando o pagamento dos valores incontroversos, mas foi apenas a partir de 8 de julho que houve decisão determinando que o precatório fosse incluído em orçamento. 

Por enquanto, há duas ações individuais que, efetivamente, já viraram precatório (requisição de pagamento expedida pelo Poder Judiciário para cobrar valores devidos). Mas, em mais de trinta casos, já há decisão judicial determinando a expedição de precatórios, o que deve acontecer nos próximos meses ou, até mesmo, semanas. 

Também vale frisar que se tratam de ações individuais, e não de uma ação coletiva. Dessa forma, o fato de terem saído estes precatórios para estas ações, não necessariamente significa que os outros precatórios sairão no mesmo tempo. Cada ação se encontra em uma fase processual diferente.

Outra questão importante é que não há relação entre a data do ajuizamento da ação e a data da decisão judicial, o que significa dizer que estes processos com decisões favoráveis (inclusão do precatório no orçamento municipal de 2022) não são, necessariamente, os primeiros processos individuais que foram ajuizados. No entanto, é possível que haja relação com a data em que esses processos retornaram para a Vara Cível de Irati, após o julgamento dos recursos em Curitiba e Brasília. Os que retornaram antes, até o momento, iniciaram antes a fase de execução.

Os nomes dos servidores públicos municipais, titulares das ações cujas decisões determinam o pagamento dos precatórios, não podem ser divulgados sem autorização expressa, porque cada processo é individual e diz respeito somente ao servidor que é detentor desse precatório. 

Diante disso, toda exposição desnecessária deve ser evitada, lembrando que o tema é regulado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor recentemente, justamente com o intuito de respeitar a privacidade e garantir a inviolabilidade da intimidade, honra e imagem de todo cidadão brasileiro.   

Nestas ações individuais, estes servidores são representados por Bruna Fóglia Vieira e Mahauni Abi Antoun Furtado, que são as advogadas do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Irati (SISMI) desde 2012.


Abaixo, print retirado de uma destas decisões. O nome do servidor público municipal favorecido nesta decisão foi borrado do documento, bem como os valores que o mesmo tem a receber.

COLETIVA DE IMPRENSA
Para tratar ESPECIFICAMENTE sobre este assunto, o SISMI está convocando todos os veículos de comunicação de Irati - Paraná e região para uma Coletiva de Imprensa, a ser realizada por meio da Plataforma Google Meet, com início às 10h da manhã e encerramento às 10h45, na terça-feira, dia 20 de julho de 2021. 

Os veículos interessados em participar da Coletiva de Imprensa deverão indicar um representante até às 17h da segunda-feira (19/07/2021), encaminhando ao e-mail sismi-irati@hotmail.com o nome completo do representante, bem como o e-mail específico pelo qual este representante fará a participação na reunião do Google Meet.

Serão feitas as considerações iniciais a respeito do fato noticiado e, após as falas dos representantes da Diretoria do SISMI e das advogadas do Sindicato, o espaço será aberto a perguntas. Cada veículo de comunicação poderá fazer uma pergunta. A ordem das perguntas será determinada pela ordem em que for pressionado o botão "levantar a mão", ferramenta disponibilizada pela Plataforma Google Meet ao longo das reuniões.


Texto e Imagens:
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Irati
SISMI