O que se busca e o que se encontra em uma Análise?

 



COLUNA: Saúde Mental & Psicanálise - Junho de 2021

O que se busca e o que se encontra em uma Análise?

É normal, ao buscar um analista, criar expectativas do que se encontrará no consultório. Quem busca uma análise, o faz porque tem um sofrimento e é comum esperar uma resposta do que fazer para acabar com ele. Na análise, porém, o analisando não receberá conselhos ou respostas de como agir. Isso porque, para dizer ao outro como ele deve agir, baseamo-nos na nossa própria experiência - e a vida do analista não serve de ideal para os outros.


O que então, se encontra numa análise? Nela, o analisando encontrará, antes de qualquer coisa, a escuta do analista. Só é possível realizar intervenções analíticas depois de um bom tempo escutando o sujeito. O analisando convive consigo mesmo a vida toda, mas, o analista só começa a conhecê-lo a partir da primeira sessão, portanto, o analisando é a melhor pessoa para falar sobre si, e pensar nos caminhos pelos quais quer seguir. O analista apontará apenas o que escuta do discurso do analisando. Além disso, uma análise demanda tempo e esforço, não é algo que acontece com rapidez ou facilidade. No entanto, o analista estará lá para acompanhar quem quiser seguir por esse caminho. 


Com isso, existe a possibilidade de escutar a si próprio e realizar algumas mudanças na forma de lidar com aquilo que se repete em sua vida, e muitas vezes traz um sofrimento intenso. O analista aposta na criatividade de cada analisando para lidar com o que se produzirá em sua análise. A análise, então, é um espaço de escuta para o analisando, onde ele pode falar sobre suas questões com o amor, família, trabalho, alegrias, tristezas, sofrimentos, entre outros.



Paula Benato
CRP: 08/26034

Graduação em Psicologia pela UNICENTRO
Especialização em Saúde Mental e Psicanálise pela PUC-PR
Percurso em Psicanálise

Facebook: /paulabenatopsi
Instagram: @paulabenatopsi
WhatsApp: (42) 9 9907 8595