10ª edição do "Bloomsday" em Irati será realizada online

  


No dia 16 de junho, celebra-se anualmente o "Bloomsday", data comemorativa internacional alusiva ao personagem Leopold Bloom, do romance "Ulisses", publicado em 1922 pelo escritor irlandês James Joyce.

Em Irati, o Bloomsday foi idealizado em 2012 pelo professor Edson Santos Silva, do Departamento de Letras (DELET) da Unicentro, e realizado em ambientes físicos específicos. Tendo em vista a Pandemia da COVID-19, em 2021, a décima edição desta celebração será desenvolvida online, de forma não presencial, com abertura marcada para as 19h.

As atrações acontecem por meio da plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Neste ano, o evento tem como tema a afirmação "eu digo sim ao podcast". Quem quiser pode acompanhar a festividade pelo link a seguir:

Bloomsday - 10ª Edição: "eu digo sim ao podcast"


SOBRE O LIVRO

O romance modernista "Ulisses", de James Joyce, é comumente descrito como uma adaptação moderna do poema épico "Odisséia". A "Odisséia" foi escrita na Grécia Antiga, com autoria atribuída a Homero, e narra o regresso de Odisseu, (ou Ulisses, como era chamado no mito romano), herói da Guerra de Troia e protagonista que dá nome à obra. Odisseu leva dez anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos.

Em contrapartida à Odisséia de Homero, que trata de uma história longa sobre heróis místicos, deuses, figuras mitológicas e grandes viagens por mares e por terra, o romance "Ulisses", de James Joyce, se propõe a tratar sobre um dia na vida de um pequeno grupo de pessoas, sob a ótica de um cidadão comum: o personagem Leopold Bloom, um judeu irlandês que vendia anúncios para um jornal impresso, no restrito cenário da cidade de Dublin, na Irlanda, no ano de 1904. No entanto, esta história é contada de forma a descrever os diversos pormenores da experiência humana, buscando trazer à luz as narrativas heroicas que existem na vivência cotidiana de cada indivíduo.