A Vigilância Epidemiológica informa que, a partir desta quarta-feira (05), está disponível, no site oficial da Prefeitura de Irati, o formulário para cadastramento de pessoas com comorbidades para o recebimento da vacina contra a Covid-19. Basta entrar em www.irati.pr.gov.br, clicar no banner sobre a Covid e preencher os dados.
(Link do cadastro no final da matéria - Importante ler até o final)
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão para o recebimento de lotes destinados a este grupo é para a próxima semana, e a expectativa é que, até o final desta semana, o cronograma de vacinação seja anunciado.
Os critérios de priorização para vacinação são:
Na fase I
Vacinar, proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponível:
- Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade
- Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade
- Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade
- Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos
- Pessoas com Deficiência Permanente, de 55 a 59 anos
Na fase II
Vacinar, proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponível, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas com Deficiência Permanente
- Gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes
A lista das comorbidades e as respectivas definições estão apresentadas no site oficial da Prefeitura de Irati e também no Plano Municipal de Imunização.
No dia da vacinação, deverá ser apresentado para o profissional vacinador, a declaração médica padrão de comorbidade/condição que também está disponível para download no site oficial da prefeitura de Irati:
Serão aceitos outros modelos de declaração, desde que o conteúdo das informações contidas seja igual ao modelo padrão adotado.
A vacina estará disponível em todas as 11 salas de vacinação do município e também na Unidade Volante de Vacinação do Parque Aquático, assim que as vacinas forem recebidas e o cronograma divulgado por sala de vacina, conforme já tem acontecido nas últimas semanas.