Prefeitura busca leitos de Covid em hospitais particulares


Na última semana, a Prefeitura de Irati contatou formalmente hospitais particulares do Município, buscando a possibilidade de que estas instituições pudessem locar leitos clínicos para pacientes acometidos de Covid-19 em Irati.
Na justificativa, o documento entregue a cada Instituição Médico-Hospitalar esclarece que é fato público e notório de que todos os leitos SUS disponíveis na Santa Casa de Irati e no Estado do Paraná estão praticamente esgotados, devido ao agravamento da pandemia com aumento expressivo de casos com sintomas severos da enfermidade.
O ofício salienta também que esta pretendida locação de leitos inclui serviços médicos, de enfermagem, exames laboratoriais e de imagem, bem como medicamentos e insumos necessários aos pacientes, igualmente custeados pelo Município.
Ao menos uma instituição, até o momento, retornou resposta, justificando que, “pelo seu perfil de atendimento, não se encontra adequadamente capacitada, tanto em função de estrutura física quanto em recursos humanos, para ofertar leitos para atendimento desta enfermidade, mesmo que em caráter particular”. A direção do hospital, entretanto, se propôs a colaborar oportunamente de alguma outra maneira.