Câmara reforça importância de medidas preventivas contra a covid-19

“Enquanto não há uma receita que freie e combata esse vírus, precisamos nos cuidar, cuidar um do outro, usar álcool gel, máscara, manter o distanciamento social e evitar aglomerações com amigos e familiares”, alerta o Presidente Helio de Mello

A Câmara Municipal de Irati em parceria com o Executivo vem reforçando junto à população os cuidados em relação a covid-19, tendo em vista, o aumento considerável de casos nos últimos meses e os 51 óbitos registrados até o momento. Os vereadores estão orientando as pessoas sobre medidas simples que fazem a diferença e podem prevenir a disseminação do vírus.

Nas Sessões Ordinárias da Câmara, o Presidente Helio de Mello e os demais vereadores vêm debatendo ações, ideias e soluções para o enfrentamento da covid-19, visto que a Santa Casa de Irati está desde o mês de fevereiro com lotação máxima no setor covid. Segundo Helio de Mello, enquanto não há uma receita que freie e combata esse vírus, “precisamos nos cuidar, cuidar um do outro, usar álcool gel, máscara, manter o distanciamento social e evitar aglomerações com amigos e familiares”, alerta.

Ate o momento, um total de 4.405 pessoas foram vacinadas em Irati, sendo que 973 já receberam a segunda dose. Mas, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, alerta à população que mesmo as pessoas vacinadas, devem manter os cuidados. “A vacina não evita que se entre em contato com o vírus, vai evitar apenas que a pessoa adoeça com gravidade”, explica Denise Homiak Fernandes, enfermeira-chefe do setor de Epidemiologia de Irati. Ainda, segundo a enfermeira, as vacinas são o primeiro passo para o fim da pandemia, mas a imunidade não começa imediatamente após a segunda dose do imunizante.

De acordo com Denise, “cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células”, relatou a enfermeira lembrando que uma quantidade ainda maior de anticorpos pode ser registrada até um mês após o fim da vacinação, variando de indivíduo para indivíduo. “Portanto, é preciso manter os cuidados, pois o indivíduo que tomou a vacina ainda pode transmitir o vírus”, alertou.

Pensando na saúde e no bem-estar dos iratienses dentro dos seus lares, os parlamentares estão sempre reforçando os cuidados para o enfrentamento da covid. A Mesa Diretora alerta: “Se você está apresentando sintomas de gripe ou resfriado se isole e fique em casa para evitar a contaminação de outras pessoas. Faça repouso e siga as medidas de higiene para reduzir o risco aos seus familiares”.

Os atendimentos da covid em Irati estão sendo realizados das 7 às 17h, na Unidade Básica de Saúde Dr. François Abib, localizada na Rua Orlando Calderari Agulham, s/n, Bairro Joaquim Zarpelon. E, depois das 17h, o atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação da covid é realizado na UPA da Vila São João. (Telefone 3422 8134).

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)