Psicanalista é psicólogo?

 


COLUNA: Saúde Mental & Psicanálise - Fevereiro de 2021

Psicanalista é psicólogo? 

Muitas pessoas que procuram profissionais da Psicologia ou Psicanálise têm dúvidas acerca da formação nessas áreas. De início, ressalta-se que psicanalista não é a mesma coisa que psicólogo. São duas formações diferentes. 

A psicologia é uma profissão, para a qual existe um curso universitário, cujos profissionais que possuem um diploma na área e registro em conselho de classe estão aptos a exercer. Já a psicanálise, que não é uma abordagem da Psicologia como muitos pensam, é realizada por meio de uma formação diferente. Para se tornar psicanalista, deve-se iniciar uma formação que será permanente, realizada através de um tripé: análise pessoal, supervisão e percurso teórico. Assim, aqueles que se implicam em suas próprias análises, supervisões e buscam espaços de estudo da teoria da psicanálise, podem exercer a escuta clínica. 

Isso significa que um psicanalista não precisa necessariamente ter uma formação em psicologia para atuar na clínica. É possível que psicanalistas tenham formações universitárias em outras áreas, como fonoaudiologia ou medicina, por exemplo. Apesar disso, muitos psicanalistas acabam conhecendo a psicanálise por meio dos cursos de psicologia, já que sua teoria é ensinada durante o curso, havendo então, muitos psicanalistas que são também formados em psicologia.

Algumas das diferenças entre as áreas de atuação são as seguintes: enquanto a psicologia trabalha com o comportamento e com o consciente, a psicanálise busca investigar o inconsciente. Enquanto a psicologia busca eliminar alguns sintomas, a psicanálise não visa a eliminar os sintomas, mas a auxiliar o analisando a realizar uma mudança de posição subjetiva (o que não impede que os sintomas acabem desaparecendo, conforme os assuntos são tratados). 

Vale ressaltar algumas práticas que não fazem parte da psicanálise ou da psicologia, para se atentar ao procurar um profissional das áreas: coaching, constelação familiar, hipnose, religião, entre outras. São práticas que não fazem parte do campo teórico da psicologia e nem da psicanálise. 

Caso tenha alguma dúvida sobre a formação do psicólogo ou psicanalista, é ideal que possa conversar com o profissional com quem estiver entrando em contato.


Paula Benato
CRP: 08/26034

Graduação em Psicologia pela UNICENTRO
Especialização em Saúde Mental e Psicanálise pela PUC-PR
Percurso em Psicanálise

Facebook: /paulabenatopsi
Instagram: @paulabenatopsi
WhatsApp: (42) 9 9907 8595