COVID-19: Confirmações levam à suspensão de atividades em duas escolas - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

COVID-19: Confirmações levam à suspensão de atividades em duas escolas

 


Em razão de casos de confirmação da COVID-19, entre funcionários da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças e da Escola Municipal Irmã Helena Olek - que funcionam no mesmo prédio, na Rua 19 de Dezembro, nº 36, Centro - as equipes de ambas as instituições de ensino ficarão em 14 dias de isolamento social, conforme orientado por setores da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Irati.

Em breve, mais informações.


ATUALIZAÇÃO - 15h51

Epidemiologia orienta isolamento para funcionários de escola em Irati

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Irati, a partir de orientação do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, recomendou o isolamento por 14 dias, de funcionários da Escola Municipal Irmã Helena Olek (onde também funciona a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças) que positivaram para Covid-19. Permanecerão em isolamento domiciliar, segundo o setor, quatro casos sintomáticos do estabelecimento e os contatos diretos.

Em nota, a secretária municipal de Educação, Jandira Terezinha Girardi Knopika comunica que recebeu informações da gestora da Escola Municipal Irmã Helena Olek, de que havia três casos suspeitos de Covid-19 na escola municipal. Após averiguação da informação junto ao Setor de Epidemiologia, os casos foram confirmados. A partir de conversa com o Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF), a equipe da instituição e a Secretaria Municipal de Educação, a instituição foi fechada e todos os funcionários que tiveram contato com as pessoas infectadas devem permanecer em isolamento por 14 dias. O retorno às atividades se dará após parecer técnico do COEF.


CONTATO DIRETO

É qualquer pessoa que esteve em contato próximo a um caso confirmado de COVID-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 02 dias antes e 10 dias após a data de início dos sinais e/ou sintomas do caso confirmado.

Para fins de vigilância, rastreamento e monitoramento de contatos, deve-se considerar contato próximo a pessoa que:

­ Esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado sem o uso de máscara.

­ Teve um contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos) com um caso confirmado;

­ Profissional de saúde que prestou assistência em saúde ao caso de COVID-19 sem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), conforme preconizado, ou com EPIs danificados;

­ Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, dentre outros) de um caso confirmado.

Os contatos próximos deverão realizar isolamento domiciliar mesmo que assintomático por 14 dias a contar da data do início dos sintomas do primeiro caso do domicílio ou do contato próximo com o caso confirmado.


MAIS DETALHES

Em Nota informativa conjunta emitida em agosto de 2020 pela Vigilância Epidemiológica Municipal e SCVGE da 4ª Regional de Saúde, foram detalhadas as recomendações de isolamento preventivo como medida de controle à COVID-19. 

O documento pode ser consultado em sua íntegra no endereço http://irati.pr.gov.br/noticiasView/3113_COVID-19-Nota-Informativa-Conjunta.html 

O telefone que funciona como “Ligue Urgência COVID” em Irati é 9 9134 2856.


ATUALIZAÇÃO - 16/02/2021


Prefeitura de Irati fez um adendo nas informações repassadas, informando que seriam ao todo 2 casos confirmados nas escolas, e não 3, conforme noticiado anteriormente pela própria Prefeitura.