Autoridades discutem "Cidade do Idoso" - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Autoridades discutem "Cidade do Idoso"


Na tarde de quinta-feira (04), a deputada federal Leandre Dal Ponte esteve em Irati participando de um encontro na Câmara com o vereador Helio de Mello, atual presidente da Câmara Municipal, com o prefeito Jorge Derbli, com vice-prefeita Ieda Waydzik, com secretários municipais e com os vereadores José Renato Kffuri, Ailton Laroca, Leomar Jacumasso e Alcides Cezar Pinto. A pauta do encontro foram os projetos: “Cidade do Idoso” e “Primeira Infância”.

“A Cidade do Idoso”, uma promessa de campanha da atual gestão deverá, transformar algumas edificações do CT Willy Laars em espaços adequados para atendimento dos idosos com mais de 60 anos, visando trazer qualidade de vida, bem estar e acolhimento especializado para aqueles que muito já fizeram por Irati. O projeto contemplará refeitório, cozinha, espaço para letramento, inclusão digital, atividades físicas como pilates, musculação, hidroginástica, jogos, lazer, dança, teatro, entre outras atividades visando o envelhecimento ativo e saudável. Contará também com uma unidade de saúde com atendimento odontólogo e médico geriatra, professores de educação física, nutricionista, pedagogos, etc.

Helio de Mello deu boas-vindas aos presentes e agradeceu a presença da deputada. Elogiou também a proposta da Cidade do Idoso, que segundo ele é uma tendência mundial, “onde as cidades estão cada vez mais comprometidas com a terceira idade através de políticas públicas e estruturas. E Irati mais uma vez está saindo na frente”, avaliou Mello lembrando ainda que mais um ponto positivo será a utilização do CT, que fica ocioso por grande parte do ano e que agora será adequado para atender a melhor idade, mobilizando além da parte social diversos setores como esporte, educação, saúde, entre outros.

O prefeito Jorge Derbli afirmou que a Cidade do Idoso de Irati será pioneira no Estado do Paraná. “Nós nos deslocamos até Santa Catarina, na cidade de Chapecó, saber mais sobre este trabalho voltado aos idosos. Irati, com este projeto, que será realidade com a ajuda de todos se tornará exemplo para outras regiões. Nós iremos também apresentar e buscar ajuda do Governo do Estado para que possamos melhorar ainda mais este espaço que renderá muitos frutos, inclusive vamos ter curso de informática para a pessoa idosa”, comemorou. A vice-prefeita Ieda Schimalesky Waydzik completou: “Sonhar vale a pena e sonhar e realizar é melhor ainda e é isso que vamos fazer com a Cidade do Idoso”. 

A deputada federal Leandre Dal Ponte registrou a satisfação de estar mais uma vez em Irati, “uma cidade com uma administração que tem visão de futuro”. A Parlamentar enalteceu a proposta do prefeito de implantar a Cidade do Idoso no município. “Na área da saúde precisamos trabalhar com tendências, e tem duas que são ignoradas, que é a redução da taxa de natalidade e o envelhecimento. Hoje, a faixa etária que mais cresce é a dos mais velhos, porém, a pessoa que envelhece vai ficando invisível para a sociedade. E é isso que os gestores precisam enxergar. Fico feliz de ver esse sonho nascendo aqui. Dessa forma, Irati está fazendo um planejamento para os próximos 30 anos”, enfatizou a deputada afirmando que como parceira trabalhará firmemente para que esse sonho se concretize.

Leandre também sugeriu ao prefeito a criação de um Comitê de Coordenação de Políticas Públicas para a Primeira Infância. “Esse Comitê terá a responsabilidade de fazer diagnóstico de como está tudo aquilo relacionado a primeira infância e terá condições junto com a Câmara de fazer um Plano Municipal da Primeira Infância, que será o norte para os próximos gestores. Um Plano de ação de curto, médio e longo prazo. E essas crianças seguramente aproveitarão também a Cidade do Idoso e terão condições de saúde muito melhores do que os idosos de hoje’, destacou.

Ainda sobre a Cidade do Idoso, a deputada disse que já conversou com o Governador e ele ficou entusiasmado. “Está esperando o prefeito apresentar para ele o projeto, o qual inclusive poderá atender a região também, visto que Irati é a cidade mãe do Centro Sul”, salientou Leandre dizendo: “Será um projeto inovador, pioneiro do Paraná. Peço que levem a ideia também para o comércio, escolas e demais segmentos. Todo a sociedade precisa dar acessibilidade, visibilidade e atenção especial para a Pessoa Idosa”, comentou Dal Ponte.

Texto e Foto:

Assessoria - Câmara Municipal de Irati