Audiência da Frente Parlamentar Sobre o Pedágio


O prefeito de Irati, Jorge Derbli, participou na manhã desta quarta-feira (18), de audiência pública da Frente Parlamentar Sobre o Pedágio, em Guarapuava. O evento debate novo modelo de concessão das rodovias federais do Paraná. O prefeito estava acompanhado do presidente da Câmara de Irati, Hélio de Mello, do presidente da Amcespar, Edemétrio Benato Júnior, e do assessor da deputada federal, Leandre Dal Ponte, Dagoberto Waydzik.


Em sua fala, Derbli se manifestou contra o modelo proposto pelo Governo Federal, para concessão dos pedágios. Organizado pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o encontro reuniu deputados, vereadores, lideranças políticas, comunitárias, econômicas e sindicais da região. As audiências, que já passaram por municípios como Londrina e Cornélio Procópio, têm sido espaços que estão discutindo e debatendo modelo proposto.


De acordo com publicação do portal “Correio do Cidadão”, o projeto posto na mesa pelo Ministério da Infraestrutura prevê a concessão de 3,3 mil km das rodovias (cerca de 834 km a mais do que o atual contrato), a implantação de 15 novas praças, um degrau tarifário estimado em 40% e um modelo híbrido, com uma taxa de outorga. A duração do contrato é de 30 anos.