Irati tem duas Unidades Sentinela para atendimento a síndromes gripais - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Irati tem duas Unidades Sentinela para atendimento a síndromes gripais

Tendo em vista o número crescente de casos positivos de Covid-19 em Irati, um crescimento exponencial que está sendo registrado principalmente nos últimos 15 dias, a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo orientação do COEF, tomasse algumas providências e, entre elas, a ampliação de Unidades Sentinela. 


“Em 1º de novembro, a média móvel de novos casos de Covid-19 por dia, em Irati, era de 6,8, e hoje, dia 11, esta média está em 33,1. E as Unidades Sentinelas são locais específicos para atendimento às síndromes gripais e casos suspeitos de Covid. Servem ainda para a coleta do exame PCR, que é o exame padrão ‘ouro’ para a detectar do vírus da Covid-19”, explica o enfermeiro Agostinho Basso, coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 de Irati (COEF).
Irati possuía, até este agravamento, apenas uma Unidade Sentinela que funcionava da UBS Joaquim Zarpellon, e também aos finais de semana e à noite, operava neste sistema de atendimento a suspeitas e coleta, a UPA da Vila São João. 


No início desta semana, foi aberta uma segunda Unidade Sentinela para horário comercial, na UBS Adhemar Vieira de Araújo. “Porém, observando as condições atmosféricas e chuva desta semana, e vendo que estavam se formando grandes filas, pela necessidade de distanciamento, optamos por abrir uma Unidade Sentinela bem maior, no Ginásio Fortunado Colaço Vaz, no Rio Bonito”, detalha Basso.
Segundo o coordenador, este Ginásio de Esportes contempla hoje condições totais para o atendimento simultâneo, com fila de espera de até 230 pessoas sentadas com distanciamento. “Também nesta unidade, teremos de início dois profissionais médicos, mas comporta até cinco profissionais, consultando somente síndromes gripais suspeitas de Covid-19, além de todo um aparato para o trabalho técnico de coleta do PCR”, comenta o enfermeiro.


Foram remanejados profissionais da área de Saúde Municipal, como médicos, técnicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e pessoal administrativo, que já estão a postos a partir de hoje. Esta nova Unidade Sentinela vai funcionar sete dias na semana, até que este quadro crescente de contágio seja controlado.


Por se tratar de um ginásio de grandes dimensões, que permite comportar melhor a estrutura necessária e um atendimento com mais segurança e conforto, a UBS Adhemar Vieira de Araújo, a partir da próxima segunda-feira, dia 16, voltará ao atendimento normal, estando fechada na tarde de hoje (11), amanhã (12) e sexta-feira para sanitização e desinfecção.


Com isso, Irati permanece agora com duas Unidades Sentinela ativas. Uma na UBS Joaquim Zarpellon, para toda a Vila São João, Gutierrez, Riozinho, Vila Raquel, Pedra Presta, Monjolo, Vila Rural, Promorar 1 e 2, Núcleo Fernando Gomes, Lagoa, Guamirim e regiões próximas. A Unidade Sentinela do Ginásio do Rio Bonito, por sua vez, atenderá ao grande centro, região de Gonçalves Júnior, DER, Marcelo, Fragatas, Tucholka, Canisianas, Vila Nova, Alto da Glória e demais imediações.
Basso acrescenta que a UPA da Vila São João continuará atendendo no período noturno e também auxiliando aos finais de semana, mas trata-se de um espaço destinado prioritariamente às urgências e emergências, e não para consultas de rotina.


As pessoas que devem procurar estas duas Unidades Sentinelas de Irati, são todas aqueles que estejam sentindo sintomas gripais, principalmente perda de olfato e paladar, dores de cabeça e febre persistentes e dificuldade respiratória, onde passarão por avaliações. Outro detalhe muito importante frisado pelo profissional é que “uma vez coletado o exame, esta pessoa entra automaticamente no isolamento domiciliar, onde não poderá sair de casa. E existem vários pacientes que coletaram exames, foram orientados, mas não estão respeitando o isolamento”, alerta o coordenador do COEF. E acrescenta que quem está em isolamento, não pode ir votar no próximo domingo, dia 15, e a justificativa pode ser feita vários dias após o pleito.


Agostinho acredita que, em grande parte, se deve a este desrespeito, o descontrole no número de casos positivos que Irati vem verificando. “Estamos fazendo todo o possível e até algo a mais dentro do nosso Sistema Municipal de Saúde, que vem se desdobrando para responder à crise como é necessário e evitar um colapso. A nossa Santa Casa fez um alerta no início da tarde, de que todos os leitos de UTI e enfermaria reservados à Covid, estão ocupados. Em razão disso, qualquer novo caso que exija internação será inevitavelmente transferido para qualquer hospital da grande região Macro-Leste, que contempla desde Laranjeiras, Guarapuava e Ponta Grossa, entre outros”, finaliza Basso.