É proibido e perigoso adentrar nos lagos do Parque da Vila São João

 

A Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati vem a público alertar aos pais e responsáveis que, além de proibido, é extremamente perigoso que crianças e adolescentes adentrem nos lagos do Parque da Vila São João. Desde o início das obras já foram instaladas duas placas no local com a advertência, mas nas duas vezes as placas foram retiradas.

Esta secretaria recebeu fotos de flagrante desrespeito à determinação e, embasada na preocupação pelo alto risco de acidentes, chama a atenção de todas as pessoas para ajudar a disseminar este aviso.

Os lagos são importantes coletores de águas pluviais, e possuem função estratégica e técnica de diminuir a velocidade da água no centro da cidade, a fim de evitar alagamentos e enchentes.
Estes lagos são IMPRÓPRIOS para banho e, principalmente, a profundidade e estreitamento do extravasor, pode ocasionar uma tragédia sem precedentes de afogamentos, com graves consequências.


A Guarda Municipal de Irati frequenta diariamente o local, já orientou as crianças e jovens, mas infelizmente ainda há casos de desobediência às regras básicas. Futuramente haverá um posto avançado da Guarda Municipal pra melhorar a segurança local. Mas no momento, esta questão precisa principalmente da atenção dos moradores locais.

 

Pais e população devem colaborar

 

O Parque da Vila São João se propõe a ser espaço de lazer e para prática de esportes e atividades físicas, que promoverão a saúde e a qualidade de vida das pessoas daquela região da cidade. A responsabilidade de alertar sobre a proibição de adentrar os lagos é do Poder Público. Mas circulação destes menores nas áreas dos lagos, e o desrespeito às regras já de conhecimento do público, são de inteira responsabilidade dos pais dos mesmos.

 

Pede-se ajuda à população para denunciar este tipo de desobediência pelo telefone 153 da Guarda Municipal e, com isso, evitar acidentes que venham, fatalmente, afetar profundamente famílias da nossa cidade.

 

Assessoria da Prefeitura de Irati