Legislativo institui no município o “Prêmio Mulher Destaque de Irati”

A premiação destina-se às mulheres que reconhecidamente tenham se destacado nas áreas social, econômica, cultural, política, educacional e esportiva no município

A homenagem enaltece a atuação efetiva de mulheres que, além de serem um dos alicerces da família e de suas residências, contribuem com o desenvolvimento da cidade.

"Reconhecer mulheres destaques em diversas áreas", esse é o objetivo do Projeto de Resolução nº 002/2020, aprovado por unanimidade de votos. De autoria do vereador Roni Surek, a proposta institui no município a premiação “Mulher Destaque de Irati”.

De acordo com o projeto, o Prêmio destina-se às mulheres iratienses que reconhecidamente tenham se destacado nas áreas social, econômica, cultural, política, educacional e esportiva no município. O Prêmio será outorgado em forma de diploma e entregue em Sessão Solene a ser realizada na segunda quinzena do mês de março a cada ano.

Cada vereador poderá indicar uma homenageada durante cada exercício, mediante protocolo junto à Secretaria da Casa até o dia 15 do mês de fevereiro que antecede a premiação. Todas as indicações deverão estar acompanhadas de justificativa escrita que evidencie suficientemente o mérito da homenageada. A concessão do “Prêmio Mulher Destaque de Irati” pela Câmara Municipal será outorgada pelo Presidente, mediante apresentação de Projeto de Lei a ser submetido ao Plenário e aprovado por dois terços dos parlamentares. Fica vedada a concessão da premiação no período compreendido entre 90 dias antes e 90 dias depois das eleições municipais.

O projeto foi aprovado com Emenda Aditiva nº 001/2020 do próprio autor Roni Surek e do vereador Rogério Luís Kuhn, visando a possibilidade de que um ou mais vereadores associem-se na autoria da proposição que concede a premiação instituída, bem como que, mesmo quando a apresentação ocorra em conjunto, cada parlamentar poderá subscrever a autoria de apenas um título.

Conforme a justificativa do projeto, atualmente, as mulheres exercem um importante papel na sociedade e têm assumido cada vez mais postos de trabalho, funções diretivas e papéis de influência. Durante um grande período da história brasileira, apenas os homens estavam presentes nas posições de destaque na maioria das áreas profissionais. Porém hoje, com a luta feminina pela igualdade de direitos, as mulheres vêm se destacando cada vez mais em diversas atividades. A referida homenagem enaltece a atuação efetiva de mulheres que, além de serem um dos alicerces da família e de suas residências, contribuem com o desenvolvimento da cidade. Além da rotina profissional, muitas coordenam a família, cuidam dos filhos, zelam pela casa, realizam trabalhos voluntários, tonando-se exemplos de dedicação e superação.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)