Dos 22 funcionários da UTI, 10 foram afastados na Santa Casa de Irati

 

Nesta segunda-feira, 17, a Provedoria e Administração do Hospital de Irati, anunciou o bloqueio de 05 leitos da UTI geral, restando apenas 06 em funcionamento, sendo que todos já estão ocupados.
Segundo o Administrador Sidnei Barankievicz, dos 22 funcionários da UTI, entre Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, 10 foram afastados e mais dois do setor de higiene. Alguns aguardando o resultado do exame da Covid 19 e outros que já positivaram a doença. “Além dos funcionários um dos médicos plantonistas do setor apresentou sintomas e aguarda o resultado do exame” – explicou Sidnei.

O Provedor Dr. Ladislao Obrzut Neto, afirmou que a equipe foi reduzida em 50% e este é o motivo do fechamento dos leitos. Segundo ele, a dificuldade de manter a equipe já era prevista nesta pandemia, e agora o hospital vivencia o problema das contaminações e também o pedido de demissão de muitos profissionais de saúde, que por receio estão preferindo ficar afastados de suas tarefas. “Essa decisão foi tomada no sábado, quando se iniciou os testes de 100% dos colaboradores em nossa instituição, graças à Receita Federal de Irati que doou 400 kits de testagem, e facilitou o diagnóstico de nossos funcionários” – explicou o provedor agradecendo à Receita Federal pela doação.

Ainda não se sabe se a contaminação ocorreu de paciente para os funcionários, ou entre a equipe mesmo, já que muitos não apresentam sintomas, mesmo estando com o vírus. Por este motivo, algumas modificações serão feitas, como remanejamento de colaboradores de outros setores para a UTI Geral, todos os atendentes de urgência e emergência terão que estar ainda mais protegidos no contato com os pacientes e será exigido o teste do Coronavírus em todos os pacientes que chegarem no Pronto Socorro para o atendimento, já que 90% dos casos atualmente são suspeitas da Covid 19.

Ladislao conta que a partir de agora, mesmo outras patologias que precisem de UTI, terão que entrar na fila da Central de Leitos do Estado, que também já está saturado. “A curva está subindo agora em nossa região. A Santa Casa atende mais de 120 mil pessoas se contabilizarmos os nove municípios. Não queremos mais perder ninguém. Por isso a necessidade de ficar em casa, distanciamento social, higiene das mãos e álcool gel, além da obrigatoriedade do uso de máscaras. As pessoas devem se conscientizar por elas e também por nós da área de saúde, que estamos fazendo o nosso melhor para salvar vidas” – finalizou o provedor.